Você está visualizando atualmente O que é um bebê intersexo? Saiba mais sobre o filho da Teca

O que é um bebê intersexo? Saiba mais sobre o filho da Teca

Nos próximos capítulos da novela Renascer, o bebê de Teca (interpretada por Lívia Silva) chegará ao mundo. Com o nome de Cacau, ele será intersexo e, logo abaixo, você descobrirá:

  • O que é um bebê intersexo?
  • Como saber se é uma pessoa intersexo?
  • Como é a genitália do intersexo?
  • Existe cirurgia para bebês intersexos? 

Acompanhe!

O que é um bebê intersexo?

Thais Emília e Beto com o filho intersexo, Jacob — Foto: Arquivo pessoal

É um recém-nascido com características sexuais que não se enquadram nas definições que são designadas para corpos masculinos ou femininos. Logo, ele pode ter atributos da anatomia sexual, órgãos reprodutivos, padrões hormonais e/ou cromossômicos”.

Nos últimos anos, essas pessoas vem sendo denominadas como “hermafroditas”, mas o termo é classificado como pejorativo por diversas pessoas intersexos. 

A ONU destaca que tais indivíduos várias vezes se submetem a procedimentos para que eles possam se encaixar nos estereótipos de sexo e gênero.

Em outras palavras, trata-se daquela concepção que acredita que mulheres só podem ter penetração vaginal e os homens devem urinar apenas em pé. 

Atualmente, a ONU diz que há aproximadamente entre 0,5 a 1,7% da população mundial que apresenta as características mencionadas acima. 

Quer saber mais? Assista ao vídeo abaixo:

Como saber se é uma pessoa intersexo?

O exame de ultrassom é a forma mais comum outra possibilidade é pelo exame de sexagem. Contudo, a maior parte dos bebês são identificados ao nascer pela obstetra, neonatologista, ou enfermagem obstétrica. 

Leia também:

Como é a genitália do intersexo?

Existem vários casos. Ou seja:

  • Recém-nascidos com genitália de aparência ambígua, ou seja, que não é possível identificar com clareza se é pênis ou vagina;
  • Bebês que nascem com genitais de aparências identificáveis, mas que não se adequam aos seus órgãos reprodutores internos;
  • Recém-nascidos com genitais masculinos e ovários
  • Bebês que desenvolvem ovários e testículos.

Existe cirurgia para bebês intersexos? 

Sim. Há casos em que eles são submetidos a cirurgia de emergência para que possam urinar, por exemplo. 

Já em outras situações, os médicos discutem com os pais a necessidade de cirurgia. Aqui, o objetivo é fazer com a anatomia seja compatível com o sexo masculino ou feminino. 

Geralmente, as cirurgias removem órgãos (como no caso de Zieselman), vaginoplastia e até diminuem os clitóris. 

Em grande parte dos casos, a cirurgia é feita nos primeiros meses de vida. De acordo com os médicos, isso é importante para evitar problemas psicológicos no futuro com colegas e amigos. 

O Guia da Criança continua acompanhando todas as curiosidades do universo infantil. Então, continue conosco para não perder nenhum detalhe.

Leia também: SUS ganha novos medicamentos e exames. Saiba quais são eles

Matheus Azevedo

Matheus Azevedo é jornalista e escreve para sites como Guia do Gestor e Garagem360. Busca informações de qualidade para que o leitor tenha acesso aos melhores conteúdos sobre o desenvolvimento infantil. Moro em São Paulo há mais de três anos, apaixonado pelo estado e procuro pelas melhores atrações para você curtir com o seu filho.

Deixe um comentário