Uma leitora enviou um relato para o Guia da Criança com o seguinte questionamento: “Meu filho é gay, e agora?”. Para ajudá-la neste momento, listamos cinco dicas que ajudam a lidar com essa descoberta da melhor forma. Acompanhe!

Foto: reprodução/internet

“Meu filho é gay, e agora?”: 5 atitudes para lidar com essa descoberta 

Busque conhecimento sobre o assunto

O primeiro passo diante dessa situação é buscar conhecimento sobre o assunto. Também é importante procurar auxílio com outros pais que tenham passado por isso, uma vez que eles são fontes valiosas de informações. 

Apoie o seu filho

Historicamente, o machismo na criação de um filho homem está atrelado ao desenvolvimento de uma família heternomativa. 

Dentro desse contexto, ocorre a ocultação por parte da pessoa, o que resulta em uma série de problemas, seja de ordem social, comportamental e psíquica. 

Por isso, antes de tudo, lembre-se que o seu apoio é fundamental para ajudá-lo a superar os desafios que podem surgir no meio do caminho. 

Leia também:

Evite julgamentos

Outra dica importante é deixar de lado as retaliações e ofensas que estejam associadas a sexualidade, uma vez que isso pode prejudicar (e muito) a autoestima da criança. 

Trate todos os filhos da mesma forma 

Uma situação comum nas famílias é o fato de terem filhos de sexualidades distintas. Se for o seu caso, redobre a atenção para tratá-los da mesma forma.

Um exemplo de comportamento diferente é deixar o seu filho heterossexual dormir com a namorada em sua residência, e negar esse tipo de situação com o seu filho que pertence a comunidade LGBTQIAP+.

Procure ajuda terapêutica

Foto: reprodução/internet

Se, mesmo com as nossas orientações, você ainda se sente inseguro e frustrado, o ideal é buscar auxílio com terapeutas. Assim, eles podem fornecer informações adequadas e que ajudam a lidar melhor com os filhos em casa. 

O Guia da Criança continua acompanhando tudo que acontece no universo infantil. Por isso, continue conosco no site e nas redes sociais para não perder nenhum detalhe. 

Leia também: Instituição encontra agrotóxicos em alimentos ultraprocessados consumidos por crianças

Avatar

Escrito por

Matheus Azevedo

Matheus Azevedo é jornalista e escreve para sites como Guia do Gestor e Garagem360. Busca informações de qualidade para que o leitor tenha acesso aos melhores conteúdos sobre o desenvolvimento infantil.

Moro em São Paulo há mais de três anos, apaixonado pelo estado e procuro pelas melhores atrações para você curtir com o seu filho.