Você está visualizando atualmente Documentos necessários para viajar com menor de avião: quais são?

Documentos necessários para viajar com menor de avião: quais são?

Antes de viajar com o meu afilhado para o Beto Carrero, pesquisei quais eram os documentos necessários para viajar com menor de avião. Assim, evitei problemas tanto em São Paulo quanto em Navegantes. Logo abaixo, conto sobre essa experiência com a companhia aérea Latam. Acompanhe!

Viagem aconteceu sem problemas e Arthur pôde aproveitar o Beto Carrero – Foto: Vanessa Pereira – Guia da Criança

Quais são os documentos necessários para viajar com menor de avião? 

É preciso estar com os documentos tradicionais da criança em mãos, como RG e certidão de nascimento. Na ausência dos pais ou responsáveis é necessário ter uma carta de autorização. 

Documentos para crianças de 0 a 12 anos 

  • Certidão de nascimento (original ou cópia autenticada) ou documento de identificação com foto (RG ou passaporte) do menor;
  • Documento que justifique o parentesco.

É importante destacar que essa norma também se aplica para viagens com avós, irmãos e tios

Leia também:

Crianças que viajam sozinha ou com maiores de 18 anos autorizados pelos responsáveis 

  • Certidão de Nascimento ou documento de identificação civil 
  • Autorização de viagem. 

Além disso, é importante verificar as orientações de cada companhia aérea

Como viajar de avião com criança? 

Separe seus documentos e da criança com antecedência. Por preocupação, leve os documentos originais e as suas respectivas cópias. 

Saiba como foi a minha experiência

Ao chegar no momento do embarque, comecei a retirar os documentos e apresentei para a funcionária da Latam o CPF do Luis Arthur. Porém, ela disse que isso não era o suficiente, sendo preciso apresentar outras documentações.

Posteriormente, mostrei a minha identidade, bem como a certidão de nascimento da criança e a autorização dos pais. Esse último, aliás, foi impresso e com firma reconhecida de ambos. 

Antes da viagem, cheguei a entrar em contato com a Latam. Enquanto um funcionário disse que apenas o reconhecimento da mãe do meu afilhado bastava, o outro informou que teria que ser dos dois. Por preocupação, optamos pela segunda alternativa. 

Por isso, a viagem com a criança ocorreu sem problemas e ela pôde realizar o seu sonho de conhecer o Beto Carrero.

E aí, gostou das nossas dicas? Então, continue acompanhando o Guia da Criança pelo site e pelas redes sociais. Assim, você fica por dentro de tudo sobre o universo infantil.

Confira também: Jalapão com crianças: praias, fervedouros e cachoeiras para os pequenos

Matheus Azevedo

Matheus Azevedo é jornalista e escreve para sites como Guia do Gestor e Garagem360. Busca informações de qualidade para que o leitor tenha acesso aos melhores conteúdos sobre o desenvolvimento infantil. Moro em São Paulo há mais de três anos, apaixonado pelo estado e procuro pelas melhores atrações para você curtir com o seu filho.

Deixe um comentário