São Paulo registrou só, em 2024, 197 desaparecimentos de crianças de até 12 anos. De acordo com a Polícia Civil, quase 200 menores de idade foram identificados e devolvidos aos pais e responsáveis. 

A seguir, o Guia da Criança revela quando e onde os pais devem informar sobre o desaparecimento do seu filho. Acompanhe!

Foto: divulgação

Quando comunicar às autoridades o desaparecimento de crianças ou adolescentes? 

Engana-se quem pensa que é necessário esperar 24 horas. Na verdade, a comunicação com as autoridades deve ser feita imediatamente. 

Quanto mais rápido for a comunicação do desaparecimento, maiores as chances de encontrar mais rapidamente”, recomenda a delegada Bárbara Travassos, da 5ª Delegacia de Investigações sobre Pessoas Desaparecidas.

Segundo a Polícia Civil, o comunicado do sumiço de uma criança ou adolescente deve ocorrer assim que acontecerem os primeiros comportamentos fora do padrão. 

“Conforme o tempo passa, os vestígios se perdem. A memória das pessoas que viram a criança em algum lugar, no ônibus ou na rua, começa a falhar”, destaca a delegada.

Leia também:

Quando uma criança é considerada desaparecida? 

A delegada informa que o desaparecimento é caracterizado quando a ausência de uma pessoa ou criança não é justificada. 

Como fazer o boletim de ocorrência?

O registro sobre o desaparecimento de uma pessoa pode ser feito de várias formas, seja em qualquer delegacia da Polícia Civil de São Paulo ou por meio do site da instituição. 

A partir daí, a investigação policial começa os trabalhos para identificar a localização do desaparecido. 

Para ajudar no trabalho das autoridades, é preciso manter a calma e tentar transmitir o máximo de informações sobre o seu filho ou parente, como: cor da pele, cor dos olhos, cor e comprimento dos cabelos.

Também é preciso relatar se houve algum conflito ou problema com alguém da família. 

Além disso, as autoridades informam que é fundamental deixar o telefone de contato, pois a ausência do número impede o contato da polícia com os parentes. 

Campanha começa neste sábado para mobilizar a população 

A partir deste sábado (25), o governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Segurança Pública e da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, começa uma campanha que marca o Dia Internacional da Criança Desaparecida.

Para isso, os passageiros do Metrô e da CPTM vão acompanhar em monitores dos vagões dos trens e estações imagens de crianças desaparecidas. 

A campanha, que circula até o dia 8 de junho, também exibirá imagens na EMTU, que serão transmitidas no VLT da Baixada Santista e nos terminais do Corredor ABD. 

Os vídeos exibem a imagem do desaparecido, a partir de quando foi feito o registro, e como ele estaria atualmente. Este última foto, aliás, foi desenvolvido pelo Laboratório de Arte Forense do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Civil de São Paulo.

Se você ver alguém desaparecido, o Guia da Criança recomenda entrar em contato pelo telefone: 181. Continue acompanhando nosso site nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece no universo infantil.

Leia também: Qual é a multa por levar criança sem cadeirinha em 2024? Descubra

Avatar

Escrito por

Matheus Azevedo

Matheus Azevedo é jornalista e escreve para sites como Guia do Gestor e Garagem360. Busca informações de qualidade para que o leitor tenha acesso aos melhores conteúdos sobre o desenvolvimento infantil.

Moro em São Paulo há mais de três anos, apaixonado pelo estado e procuro pelas melhores atrações para você curtir com o seu filho.