A atriz Luana Piovani recebeu uma ligação da escola da sua filha. A instituição informou que a Liz, de sete anos, foi diagnosticada com parvovirose humana. A seguir, o Guia da Criança explica tudo sobre dessa doença, desde transmissão até dicas de prevenção. Acompanhe!

Foto: reprodução/instagram

O que é Parvovirose humana? 

É uma doença infecciosa. Ela é causada pelo parvovírus humano B19. É mais frequente entre crianças e adolescentes de até 15 anos

Como a parvovirose é transmitida?

A transmissão ocorre por meio do contato com gotículas respiratórias, entre elas, saliva e muco nasal. Ela também se dissemina a partir da tosse ou espirro do infectado. 

Essa enfermidade também pode ser transmitida por meio do sangue ou da gestante para o feto. 

Logo no início, começam a aparecer sintomas que lembram bastante o resfriado. 

Posteriormente, vermelhidão e coceira são sintomas mais comuns. Após eles, inclusive, é menos provável que a parvovirose seja transmitida. 

Leia também:

Quais são os principais sintomas da parvovirose?

  • Manchas vermelhas na pele, sobretudo nas bochechas, braços e pernas;
  • Coceira;
  • Febre baixa;
  • Tosse;
  • Dores nas articulações;
  • Dor de cabeça.

Quando aparecem os sintomas? 

As primeiras manifestações ocorrem após quatro a 14 dias do contato com o vírus. Geralmente, o comportamento é o seguinte:

  • Manchas: até 21 dias após a infecção e ficam mais evidentes quando o paciente é exposto ao sol ou temperaturas extremas por um longo período;
  • Vermelhidão: a intensidade oscila e costuma desaparecer entre 7 a 10 dias. Contudo, pode aparecer e sumir por diversas semanas. 

Já nos adultos, os sintomas mais comuns são dores nas articulações, principalmente nas mãos, punhos, joelhos e tornozelos.

Quais são as complicações da Parvovirose humana? 

Em grande parte dos pacientes, a enfermidade é inofensiva. Contudo, gestantes podem transmitir a doença para o feto, o que pode causar anemia intrauterina e até o aborto. 

O parvovírus também exige atenção redobrada para os adultos com sistema imune enfraquecido. Isso porque, pode provocar alterações no sangue e, devido a isso, casos complicados de anemia. 

Como é feito o diagnóstico?

O clínico geral ou infectologista são responsáveis por fazer o diagnóstico. Isso é feito por meio de análise dos sintomas apresentados. Em alguns casos, exames laboratoriais podem ser solicitados para confirmar a enfermidade. 

Como prevenir a Parvovirose humana

Incentive a higienização das mãos em escolas, creches e em casa. Em paralelo, descarte os lenços de papel usados e limpe as superfícies e os objetos que adultos e crianças costumam tocar regularmente. 

Leia também: Instituição encontra agrotóxicos em alimentos ultraprocessados consumidos por crianças

Avatar

Escrito por

Matheus Azevedo

Matheus Azevedo é jornalista e escreve para sites como Guia do Gestor e Garagem360. Busca informações de qualidade para que o leitor tenha acesso aos melhores conteúdos sobre o desenvolvimento infantil.

Moro em São Paulo há mais de três anos, apaixonado pelo estado e procuro pelas melhores atrações para você curtir com o seu filho.