Você está visualizando atualmente Bater em criança é crime? Entenda o que diz a lei!

Bater em criança é crime? Entenda o que diz a lei!

Em um passado não muito distante, o questionamento “bater em criança é crime” nem era tão comum. Isso porque, o senso comum acreditava que essa era a melhor alternativa para educar um filho. Mas, será que é mesmo? 

Logo abaixo, o Guia da Criança explica se bater em criança é crime e como os pais podem educar os filhos da melhor forma. Confira! 

Paciência é a chave para uma educação saudável

É crime agredir filho?

Sim. Agredir crianças e adolescentes é uma prática criminosa, especialmente se o pequeno tem menos de 14 anos. 

Qual a pena para quem bate em criança?

A pena é de dois meses a um ano de detenção. O agressor também pode ser punido com multa. Se a criança for menor de 14 anos, a pena aumenta para 2/3.

Leia também:

O que diz a lei Menino Bernado?

Em 2024, o padrasto de Bernardo Boldrini, de 11 anos, agrediu a criança, em Três Passos (RS), que morreu. Antes do caso, o pequeno havia solicitado ajuda, contudo um delegado classificou o episódio como um método tradicional de educação. Isso chocou o Brasil e o ECA foi modificado.

Agora, as crianças devem ser educadas sem castigos físicos ou tratamentos que coloquem a sua saúde e segurança em risco.

Como educar os filhos? 

Pratique a comunicação não violenta

Envolve expressar seus sentimentos e necessidades de forma clara e respeitosa, sem recorrer à agressão física ou verbal. Isso significa ouvir ativamente seus filhos, validar suas emoções e resolver conflitos de maneira pacífica.

Quer saber mais? Dê o play e assista abaixo:

Treine a disciplina positiva 

A disciplina positiva envolve estabelecer limites claros e consistentes, ao mesmo tempo em que incentiva o desenvolvimento da autoestima e da responsabilidade dos filhos. Isso pode ser feito através de estratégias como elogios sinceros, reforço positivo e modelagem de comportamento adequado.

Logo abaixo, separamos um vídeo que aborda a disciplina positiva em detalhes. Confira:

Evitar chantagens e subornos

Evite usar chantagem ou subornos para manipular o comportamento de seus filhos. Em vez disso, concentre-se em ensinar-lhes valores e habilidades essenciais, incentivando-os a tomar decisões responsáveis e éticas.

Buscar apoio de um psicólogo

Se você estiver enfrentando dificuldades para educar seus filhos sem bater e se sentir sobrecarregado, não hesite em buscar apoio profissional de um psicólogo ou terapeuta. 

Um profissional qualificado pode oferecer orientação, apoio emocional e estratégias específicas para lidar com os desafios da parentalidade de forma saudável e construtiva.

Tenha autocontrole e faça uma autorreflexão 

Pratique o autocontrole e a autorreflexão, reconhecendo suas próprias emoções e limitações como pai ou mãe.

Esteja ciente de seus gatilhos emocionais e busque maneiras saudáveis de lidar com o estresse e a frustração, para que você possa responder aos desafios da parentalidade de maneira calma e equilibrada.

Lembre-se de que educar os filhos sem bater exige paciência, empatia e comprometimento em promover um ambiente familiar seguro e amoroso.

Para ficar por dentro de tudo que acontece no universo infantil, continue acompanhando o Guia da Criança e siga-nos no Instagram.

Confira também: 12 ideias de lanches saudáveis para escola

Matheus Azevedo

Matheus Azevedo é jornalista e escreve para sites como Guia do Gestor e Garagem360. Busca informações de qualidade para que o leitor tenha acesso aos melhores conteúdos sobre o desenvolvimento infantil. Moro em São Paulo há mais de três anos, apaixonado pelo estado e procuro pelas melhores atrações para você curtir com o seu filho.

Deixe um comentário