Um recém-nascido, de 2 meses, morreu em Governador Valadares, no Leste de Minas. O caso, que foi registrado na manhã da última quinta-feira (9), é tratado como fatalidade. 

A principal suspeita é que a criança tenha se engasgado com leite materno durante a madrugada. O recém-nascido não tinha sinais de agressão. Logo abaixo, o Guia da Criança traz mais detalhes sobre esse caso.

Foto: reprodução/internet

O que disse o pai do bebê? 

O homem, de 24 anos, contou para as autoridades que a criança foi amamentada por volta das 2h. Posteriormente, ela foi colocado para arrotar. Em seguida, dormiu na cama dos pais, entre ele e a mãe do pequeno, que tem 21 anos. 

Ele informou ainda que, ao levantar para trabalhar, em torno das 6h30, observou que havia um pequeno sangramento no nariz do filho. 

Segundo o boletim de ocorrência, uma testemunha, que se apresentou como enfermeira, passava em frente à residência naquela hora. A partir daí, ela fez manobras de ressuscitação, contudo, não obteve sucesso. 

Então, o SAMU foi acionado, porém, o bebê já não tinha mais sinal de vida. 

O que disse a Polícia Civil? 

A perícia técnica foi ao local e também disse que não havia sinais de agressão. O corpo do bebê foi encaminhado para o Instituto Médico Legal da cidade. 

Leia também:

Como evitar que o bebê engasgue com leite? 

Segundo o Corpo de Bombeiros de São Paulo, o engasgamento pode acontecer logo no começo da amamentação. 

Por isso, a cooperação recomenda que você tire a boca do recém-nascido do peito, após 15 segundos, para que ele recupere a respiração. 

Outra dica é jamais amamentar o seu filho se estiver deitada. Isso porque, a probabilidade da mãe pegar no sono e do bebê sufocar são grandes. 

A corporação paulista ainda orienta que você deve manter o berço sem objetos soltos, cobertores, bichos de pelúcia ou protetores de berço. Isso porque, eles podem sufocar o bebê. 

Quer mais dicas de como evitar o engasgo durante a amamentação? Dê o play no vídeo abaixo e assista:

O que fazer após a amamentação? 

Espere 15 minutos antes de deitar o seu filho na cama ou no berço, mesmo que o pequeno já tenha arrotado. 

Ao dormir, deite o seu filho de costas, com a cabeça voltada para o lado. Além disso, nos primeiros meses de vida, coloque o colchão levemente inclinado. Dessa forma, a cabeça do pequeno ficará elevada. 

Leia também: Cárie em criança: sintomas, tratamento e prevenção!

Avatar

Escrito por

Matheus Azevedo

Matheus Azevedo é jornalista e escreve para sites como Guia do Gestor e Garagem360. Busca informações de qualidade para que o leitor tenha acesso aos melhores conteúdos sobre o desenvolvimento infantil.

Moro em São Paulo há mais de três anos, apaixonado pelo estado e procuro pelas melhores atrações para você curtir com o seu filho.