Uma das dúvidas mais comuns quando o assunto é batismo é: quantos padrinhos uma criança pode ter? A seguir, revelamos a resposta. Acompanhe!

Foto: reprodução/internet

Quantos padrinhos uma criança pode ter?

Foto: reprodução/internet

Os pais podem escolher somente um padrinho e uma madrinha. Ou, caso prefira, pode ser um padrinho ou uma madrinha. 

Padrinhos de consagração

A escolha dos padrinhos de consagração fica a critério da família. Contudo, o Guia da Criança destaca que a presença deles não é obrigatória para a celebração. 

Leia também:

Quais os requisitos para ser padrinho de batismo?

Os solteiros precisam ter mais de 16 anos e ser católicos. Os casados, por sua vez, precisam apresentar a certidão de casamento no religioso. 

Também é importante que os padrinhos tenham consciência do quanto essa missão é importante e ter em mente que não se trata de um prêmio. Na verdade, é um compromisso que ele assume para acompanhar o pequeno por toda a vida. 

Como escolher os padrinhos de batismo? 

Existem alguns critérios que os pais devem levar em consideração ao escolher o padrinho do seu filho. São eles: 

Compreensão dos valores religiosos

O primeiro passo é certifique-se de que os padrinhos escolhidos compartilham e compreendem os valores e crenças religiosas que você deseja transmitir ao seu filho. Eles devem estar comprometidos em apoiar a educação religiosa e espiritual da criança ao longo da vida.

Proximidade e Conexão

Escolha padrinhos que tenham uma conexão próxima com você e com a criança. Padrinhos que estejam envolvidos na vida da família e que possam oferecer apoio emocional, orientação e amor ao afilhado.

Exemplo positivo 

Busque padrinhos que sirvam como modelos positivos para seu filho. Eles devem ser pessoas que inspirem e incentivem a criança a crescer com integridade, bondade e compaixão.

Capacidade de compromisso 

Outra dica importante é conferir se os padrinhos estão dispostos e aptos a assumir o compromisso de desempenhar seu papel de forma ativa e contínua na vida do seu filho, não apenas no dia do batismo, mas ao longo dos anos.

Compatibilidade com os pais 

Por fim, lembre-se de considerar a compatibilidade dos padrinhos com você e seu cônjuge. 

Ou seja, eles devem compartilhar valores semelhantes e estar em sintonia com sua abordagem para a criação dos filhos, para que possam apoiá-los de maneira consistente e harmoniosa.

Agora que você já sabe quantos padrinhos uma criança pode ter, continue conosco no site e nas redes sociais. Assim, você não perde nenhum detalhe sobre o universo infantil.

Leia também: Qual idade paga passagem de avião Latam? Revelamos!

Avatar

Escrito por

Matheus Azevedo

Matheus Azevedo é jornalista e escreve para sites como Guia do Gestor e Garagem360. Busca informações de qualidade para que o leitor tenha acesso aos melhores conteúdos sobre o desenvolvimento infantil.

Moro em São Paulo há mais de três anos, apaixonado pelo estado e procuro pelas melhores atrações para você curtir com o seu filho.