Engana-se quem pensa que é complicado compreender quando trocar o bebê conforto pela cadeirinha. Pelo contrário, a explicação é mais simples do que parece. A seguir, o Guia da Criança revela o que diz a legislação. Confira!

Quando trocar o bebê conforto pela cadeirinha?

De acordo com a Lei 14.071/20, a troca deve acontecer quando a criança completar 1 ano ou 9 kg. 

Leia também:

Qual a melhor cadeirinha para 1 ano?

A escolha depende da análise de diversos fatores, como os recursos da cadeirinha, conforto e o preço do dispositivo. Por isso, é importante fazer uma análise criteriosa para escolher o modelo que melhor atende ao seu custo-benefício.

De qualquer forma, existem algumas opções de cadeirinha para carro que são ótimas escolhas. Logo abaixo, o Guia da Criança revela quais são elas. Confira:

Cadeirinha Cosco Unique

Foto: divulgação

A cadeirinha Cosco Unique é uma das melhores alternativas do mercado. Primeiro, porque ela suporta os pequenos de 0 a 36kg. Logo, pode ser usada até os 10 anos de idade. 

Também se destaca por ter 7 alturas, regulagem simultânea com o cinto de segurança e o encosto reclinável com 4 posições. 

Cadeirinha multifix safety 1st

Foto: divulgação

Esse dispositivo de retenção entra em nossa lista porque, além de seguro, é bastante confortável. 

Afinal, ele sai de fábrica com almofadas redutoras acolchoadas e espuma extra para os pequenos. Também conta com 4 posições de inclinação e ajuste simultâneo de altura

Burigotto Spin

Foto: divulgação

Uma das principais marcas do mercado aparece por aqui com o seu modelo Spin. Ele vem equipado com sistema 360º, que permite retirar e colocar o pequeno com mais facilidade no dispositivo.

Neste modelo, o encosto de cabeça é regulável para acompanhar o desenvolvimento do seu filho. Além disso, dispõe de ancoragens isofix e instalação convencional. 

Quando sair da cadeirinha para o assento?

A lei da cadeirinha recomenda o uso do assento de elevação para os pequenos entre 4 e 7 anos ou com menos de 1,45 m de altura. 

Quando não precisa mais da cadeirinha?

Crianças entre 7 anos e 10 anos ou menos de 1,45 m de altura podem usar o assento traseiro sem dispositivos de retenção. Contudo, o uso do cinto de segurança é obrigatório. 

Uma vez que você já sabe quando trocar o bebê conforto pela cadeirinha, continue acompanhando o Guia da Criança. Diariamente, compartilhamos dicas que influenciam na segurança do seu filho. 

Avatar

Escrito por

Matheus Azevedo

Matheus Azevedo é jornalista e escreve para sites como Guia do Gestor e Garagem360. Busca informações de qualidade para que o leitor tenha acesso aos melhores conteúdos sobre o desenvolvimento infantil.

Moro em São Paulo há mais de três anos, apaixonado pelo estado e procuro pelas melhores atrações para você curtir com o seu filho.