Este guia explica, de maneira prática e didática, o que fazer quando a criança não quer ficar na cadeirinha. A seguir, você confere orientações para deixar o seu percurso ainda mais tranquilo. Acompanhe!
O que fazer quando a criança não quer ficar na cadeirinha?
Tenha paciência
O processo para que o pequeno se acostume com o dispositivo de retenção nem sempre é fácil, mas não podemos desistir. Afinal, o seu uso é obrigatório de acordo com a lei da cadeirinha.
Tendo isso em mente, mantenha a calma e tente sofrer um pouquinho com o choro do neném. Isso porque, é melhor o barulho do que o seu filho passar por lesões graves em caso de acidentes, não é mesmo?
Leia também:
- Pode levar criança sem cadeirinha no Uber? Empresa responde!
- Pode levar cadeirinha de bebê no ônibus de viagem? Descubra!
- Qual a diferença da cadeirinha Cosco Unique e Progress?
Leve na esportiva
Para que o seu filho use a cadeirinha de carro com mais tranquilidade, recomenda-se que você transforme o momento em brincadeira.
Você pode, por exemplo, falar que o bebê conforto é uma espécie de poltrona do astronauta ou que é o trono do rei.
Invista em um espelho retrovisor
Para acalmar o pequeno, alguns pais costumam colocar um espelho retrovisor no assento que o dispositivo de retenção está instalado. Dessa forma, o pequeno conseguirá ver o pai ou a mãe, o que ajuda a deixá-lo mais calmo.
Use uma cortina de para-sol no veículo
Nem sempre o seu filho está incomodado com o bebê conforto. Na verdade, o desconforto pode ser por causa de vários motivos. Se for o sol, por exemplo, coloque uma cortina no automóvel para deixar a cadeirinha mais confortável.
Também é possível que ele esteja com a fralda suja, fome, sede, calor ou frio. Por isso, verifique estes pontos antes de seguir viagem. Assim, você poderá ter um trajeto ainda mais tranquilo.
Mantenha diálogo constante
Outra sugestão é ser sincero com o seu filho. Ou seja, converse com o pequeno sobre os riscos que todos correm quando ele não senta na cadeirinha do veículo. Entre as principais consequências, destacam-se o risco de tomar multa ou lesões graves em caso de acidentes.
Teste várias estratégias
Se a conversa com o seu filho não surtir um efeito positivo, você pode testar outras estratégias, como fazer pausas para ele mudar de posição. Também é indicado distraí-lo com outros recursos, como brinquedos, livros ou atividades.
Se possível, vá no banco de trás com a criança até ela se acostumar. Dessa forma, o processo será mais fácil do que parece.
Compre uma cadeirinha confortável
A escolha de um bom dispositivo de retenção não pode ser feita de qualquer forma. Além da segurança, o conforto da criança também não pode ser ignorado. Por isso, é fundamental que você invista em opções que priorizam esse requisito.
Entre as melhores alternativas do mercado, destacam-se:
Uma vez que você já sabe o que fazer quando a criança não quer ficar na cadeirinha, continue acompanhando o Guia da Criança. Diariamente, compartilhamos dicas que interferem na segurança do seu filho.