Escolher o melhor colete infantil para piscina é indispensável para as crianças que frequentam esse ambiente regularmente. Especialmente porque, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), 1.480 crianças morreram afogadas no Brasil em 2019.

Para se ter uma ideia,  59% dos acidentes ocorreram em piscinas ou ambientes similares na própria residência.

Nesse contexto, além de ter atenção redobrada com as crianças, também é preciso investir em acessórios de qualidade que podem evitar esse tipo de acidente, como o colete infantil. 

Entretanto, ele não pode ser escolhido de qualquer forma. Pensando nisso, o Guia da Criança desenvolveu este guia para que você aprenda como escolher um colete infantil de qualidade.

Ficou curioso? 

Então, continue a leitura e tire suas dúvidas! 

Qual a diferença entre boia e colete salva-vidas?

Canva

As bóias infantis mais comuns são em formato de rosquinhas, sendo colocadas nos braços da criança. Já as tradicionais, são colocadas na cintura do pequeno. 

Outra possibilidade de proteção são as boias estilo colete salva-vidas. Você pode escolher aquelas que cobrem ao redor do corpo, como na imagem acima. 

Também é possível adquirir a versão que contém dois apoios nos braços interligados por outra bóia ao redor do tronco da criança. 

Leia também: Qual é a melhor fralda para piscina? Guia definitivo! 

Como escolher o melhor colete para crianças? Confira 8 dicas!

Canva

A escolha do melhor colete infantil para piscina depende da análise de diversos fatores, como o formato do produto, o tamanho do material, a idade da criança, as cores e a qualidade do acessório. 

Veja  a seguir algumas dicas que irão te ajudar a escolher o melhor colete infantil. 

1- Analise o modelo do colete 

O primeiro passo para escolher o melhor colete infantil para piscina é decidir o modelo mais adequado para o seu filho, que pode ser tradicional ou no estilo boia. 

  • Colete tradicional: semelhante às versões de tecido. Ele é ideal para crianças com idade a partir dos 6 anos. E, dependendo da classe, o seu filho pode utilizá-lo em embarcações;
  • Colete estilo boia: parecido com as bóias tradicionais de piscina. Geralmente, são fabricados com materiais de plástico e infláveis. É muito utilizado por crianças menores de 6 anos.

2- Verifique o tamanho ou a idade recomendada

Aqui, o mais indicado é analisar a faixa de peso do acessório de proteção, uma vez que cada criança possui um desenvolvimento corporal diferente. 

3- Dê preferência para coletes com gola no pescoço

Esse tipo de colete mantém a cabeça da criança sempre em cima da superfície da água. 

Já as versões que não contém o flutuador dorsal, costumam dificultar o equilíbrio da criança, especialmente quando ela estiver no mar. 

Além disso, caso aconteça algum acidente e a criança caia de cabeça para baixo, o colete com gola facilita o processo de virar o corpo e subir para a superfície. 

4- Escolha colete com alças de segurança

As alças deixam o colete firme na criança. Ou seja, o acessório não tem força suficiente para subir e sair pelo pescoço, o que costuma acontecer devido à pressão da água.

5- Confira se existe espaço para a criança movimentar os braços 

Os coletes no estilo bóia são muito utilizados em piscinas e no mar. Porém, eles costumam dificultar a movimentação dos braços da criança. Tendo isso em mente, priorize modelos que sejam leves e confortáveis para o seu filho. 

6- Leve em consideração o material do colete 

Entre os tipos de materiais mais comuns do colete, destacam-se: 

  • Neoprene: são mais confortáveis e resistentes;
  • Poliéster e o nylon: embora sejam seguros, a durabilidade é menor, se comparado aos Neoprene;
  • PVC: caracterizam pela firmeza e rigidez, o que pode incomodar a movimentação dos pequenos.  

7- Opte por cores vibrantes ou com estampas

Engana-se quem pensa que a escolha do melhor colete infantil para piscina se resume apenas pela estética. Pelo contrário, a cor do acessório pode fazer bastante diferença, especialmente se o seu filho estiver perdido na piscina. 

Portanto, recomenda-se que você escolha um colete com cores bem vibrantes, como amarelo, laranja e pink. As estampas coloridas também são ideais para os pequenos. 

8- Invista em coletes com certificado de homologação

O melhor colete infantil para piscina é aquele que contém certificado de homologação, que é emitido pela Marinha do Brasil. Isso porque, o documento assegura que o acessório passou por todos os testes de desempenho e resistência. 

E aí, agora ficou mais fácil escolher qual o melhor colete infantil para piscina? Mas, caso você ainda esteja com dúvidas, assista ao vídeo abaixo e veja outras dicas para escolher o modelo do seu pequeno. É só dar o play: 

Quais são os melhores coletes salva-vidas para crianças?

Canva

Estes são os melhores coletes infantis para piscina: 

  • Colete Infantil Salva-vidas Neoprene – Mormaii;
  • Colete Salva Vidas Infantil Jogá;
  • Colete Salva-vidas Ativa Canoa 2.0;
  • Colete Coast 30Kg – Nautica;
  • Colete Salva Vidas Fisher Price Infantil Proteção Fator 50;
  • Colete Salva-vidas Infantil Ativa 55 PRO;
  • Colete Salva-vidas – Moniss;
  • Colete Salva-vidas Infantil Homologado – Prolife;
  • Boia Infantil Salva-Vidas Pinguim, Momis Petit;
  • Colete Inflável Infantil Premium – Mor. 

1- Colete Infantil Salva-vidas Neoprene – Mormaii

mormaiishop

Essa é uma das principais opções quando o assunto é melhor colete infantil para piscina. Afinal, ele garante a proteção e o conforto para os pequenos. Ademais, contém trava de segurança e cinto ajustável, que é perfeito para acompanhar o crescimento do seu filho. 

O colete da Mormaii é homologado pela Marinha do Brasil, o que oferece mais tranquilidade para os pais. 

2- Colete Salva Vidas Infantil Jogá

Pinterest

O colete infantil da Jogá é fabricado com material de primeira linha. Isso significa que ele é durável e confortável para o seu filho. Esse acessório é indicado para crianças pequenas, com peso máximo de 30 e 40kg. 

Além da piscina, esse acessório é indicado para pequenas embarcações à beira mar ou em áreas de águas calmas.

Outro ponto interessante desse colete é que ele contém fechamento frontal com zíper e  dispõe de 3 correias de segurança com ajuste. 

Já em relação às cores, você pode encontrar modelos em três opções: rosa, laranja e camuflado. 

3- Colete Salva-vidas Ativa Canoa 2.0

Amazon

Essa versão contribui para a flutuação dos pequenos. E o melhor: sem limitar os seus movimentos. 

O colete suporta até 40 kg, além de conter alça na parte superior e inferior. Ele pode ser encontrado nas cores azul, vermelho, verde ou camuflado. 

4- Colete Coast 30Kg – Nautica

Amazon

Se você procura pelo melhor colete infantil para piscina, que suporta peso de até 30kg, o modelo da Náutica é a opção mais indicada para você. 

Ele contém material resistente e um design anatômico, o que garante muito conforto para o seu filho. 

Além disso, o colete é confeccionado com nylon reforçado e enchimento de espuma de polipropileno de células fechadas. Isso torna o acessório ainda mais resistente. 

5- Colete Salva Vidas Fisher Price Infantil Proteção Fator 50

Amazon

Esse colete possui um design divertido que agrada muito os pequenos. Ele é indicado para crianças entre 3 a 6 anos. 

6- Colete Salva-vidas Infantil Ativa 55 PRO

Amazon

A Ativa é reconhecida por fabricar produtos de natação que unem conforto, segurança e qualidade.. 

O colete da marca é recomendado para crianças de até 30 kg. Ele contém alça de segurança na parte inferior e três fivelas, o que deixa o acessório mais firme no corpo do pequeno. 

Outro ponto positivo desse produto é que ele é homologado pela Marinha do Brasil. 

7- Colete Salva-vidas – Moniss

Amazon

Com um design divertido, o colete salva-vidas da marca Moniss é confeccionado em poliéster rígido e um núcleo interno de EPE (Polietileno Expansível). Isso traz mais conforto, maciez e flexibilidade para o produto. 

Adicionalmente, o colete oferece correia dupla de segurança para as pernas, com passagem sobre a virilha da criança. Assim, ele fica bem preso e não sobe com o impacto da água.

8- Colete Salva-vidas Infantil Homologado – Prolife

Pinterest

Para escolher o melhor colete infantil para piscina, lembre-se de priorizar opções que contém braços resistentes, que não soltam e não furam, como o da Prolife. Além disso, esse produto contém outros benefícios interessantes, tais como:

  • Faixa de ajuste para acompanhar o crescimento das crianças;
  • Trava de segurança e cinto ajustável, 
  • Boia é homologada pela Marinha do Brasil.

Esse colete é indicado para crianças a partir de 7 anos. 

9- Boia Infantil Salva-Vidas Pinguim, Momis Petit

Amazon

Crianças menos podem usar o colete salva-vidas da marca Momis Petit, uma vez que ele é indicado para os menores de até 25kg. Esse modelo é fabricado em poliéster e polietileno, o que garante conforto para os pequenos.

10- Colete Inflável Infantil Premium – Mor

Pinterest

A boia infantil colete da Mor é uma ótima opção para as crianças de 3 a 6 anos ou de até 30kg. Ela garantiu presença em nossa lista porque oferece segurança e conforto para os pequenos, além de não prejudicar os movimentos do seu filho. 

Esse acessório de proteção contém fechamento com 2 fivelas de plástico na parte frontal do equipamento, garantindo mais tranquilidade na piscina. 

A escolha do melhor colete para as crianças é tão importante quanto o look praia infantil. Por isso, analise essas dicas com cuidado, ok? Afinal, é a segurança do seu filho que está em jogo.  

Quer oferecer mais segurança para o seu filho? 

Então, considere comprar uma piscina apropriada para crianças. Assim, ela pode se divertir em um local mais calmo, seguro e com um fluxo menor de pessoas. Para isso, leia nosso guia e escolha o modelo mais adequado para a sua casa. 

Vanessa Pereira

Escrito por

Vanessa Pereira

Sou especialista em produção de conteúdo, com mais de quatro anos de experiência no mercado. Produzo artigos de alta qualidade e credibilidade, sempre priorizando fontes e instituições confiáveis sobre o tema. Além disso, participo de cursos, workshops e conferências sobre a área, como uma maneira de me manter em constante aprendizado.