Um estudo do Ministério do Trabalho revelou que o Brasil tem 5,4 milhões de jovens entre 14 e 24 anos que pertencem à geração nem-nem. Isto é, pessoas que não estudam, não buscam emprego e não trabalham.

Desses, segundo o levantamento, quase 60% são mulheres, e grande parte tem filhos pequenos. 

A Neuropsicóloga, Palestrante, Educadora especialista em Emoções e diretora da NeuroConecte, Adriana Fóz, traz algumas dicas que ajudam a impedir o crescimento desse grupo. Acompanhe! 

Geração Nem-Nem – Foto: reprodução/internet

Como impedir o crescimento da geração nem-nem? 

Foto: reprodução/internet

Segundo a neuropsicóloga, Adriana Fóz, os pais devem ajudar as crianças a lidar com a frustração, que é tão frequente no dia a dia, no ambiente de trabalho e na escola. 

Para isso, a especialista explica, em uma publicação no Linkedin, que os pais podem ajudar os pequenos a desenvolver diversas habilidades, como:

  • Resolução de problemas;
  • Tolerância à frustração;
  • Autodisciplina. 

Além disso, Fóz acredita que os pais podem trabalhar com os filhos o senso de autoeficácia, isto é, aquela velha ideia de que eles não conseguem atingir os objetivos que aparecem no meio do caminho. 

“Ao ensinar os filhos a lidar com a frustração, os pais podem ajudá-los a se tornar adultos mais bem-sucedidos na escola, na vida e na sociedade.”, escreveu a especialista em sua publicação. 

Leia também:

Como os pais podem ajudar os filhos a lidarem com a frustração? 

A neuropsicóloga listou algumas medidas, como definir expectativas claras e consistentes para as crianças. 

Em paralelo, ela recomenda oferecer tanto elogios quanto recompensas não só pelo sucesso, mas também pelo esforço da criança em um determinado desafio. 

Ser paciente e compreensivo, além de incentivar as crianças a se envolverem em atividades extracurriculares também ajudam a lidar com a frustração. 

Por fim, a especialista destaca que é fundamental estar presente na vida dos filhos, oferecer apoio emocional e financeiro e até contribuir para que os pequenos desenvolvam essas habilidades. 

E aí, gostou das nossas dicas para lidar com a geração nem-nem? Então, continue acompanhando o Guia da Criança no site e nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que envolve o universo infantil.

Avatar

Escrito por

Matheus Azevedo

Matheus Azevedo é jornalista e escreve para sites como Guia do Gestor e Garagem360. Busca informações de qualidade para que o leitor tenha acesso aos melhores conteúdos sobre o desenvolvimento infantil.

Moro em São Paulo há mais de três anos, apaixonado pelo estado e procuro pelas melhores atrações para você curtir com o seu filho.