O vídeo de uma professora questionando a educação permissiva viralizou, nos últimos dias, nas redes sociais. 

Logo abaixo, o Guia da Criança revela mais detalhes desse tipo de educação e quais são as possíveis consequências para o desenvolvimento do seu filho. Acompanhe! 

Foto: reprodução/internet

O que é educação permissiva?

A educação permissiva ocorre quando os pais criam seus filhos sem regras e limites. Isso pode resultar em várias consequências ao longo da vida, especialmente quando jovens e adultos. 

Uma delas é a dificuldade de se relacionar na escola, como desabafa a professora, no vídeo abaixo. Assista:

@profrebecacafe Recadinho para pais que aplicam educacao permissiva! #pov #trend #professoresnotiktok #educacao #fypシ #fy #maternidad #paternidade #maternidad #maternidadreal ♬ som original – Profª Rebeca Café

Como é a educação permissiva?

Existem alguns sinais que ajudam a identificar esse tipo de educação. São eles:

  • Quando os pais deixam a criança bater e não repreendem por essa atitude; 
  • Quando o pequeno fala de maneira desrespeitosa e não é corrigido;
  • Quando o seu filho recebe logo o que ele quer porque você não guenta ver a criança frustrada;
  • Ausência de regras claras e consistentes;
  • Quando a criança ganha permissão para fazer algo que você sabe que é prejudicial para ela, como andar sem a cadeirinha do carro;
  • Quando o seu filho é responsável por estragar ou quebrar algum objeto e ele não é corrigido;
  • Quando a criança tem autonomia para tomar decisões que não cabe a ela, como não colocar um casaco ou não tomar remédio. 

Quais são as consequências da educação permissiva?

Irritabilidade

Um bom exemplo disso é as crianças que não têm hora para dormir. Como consequência, elas ficarão mais irritadas para brincar com os amigos e até aprender uma nova disciplina. 

Insegurança 

A falta da presença de um guia em casa para dizer o que é certo ou errado deixará o seu filho inseguro em relação aos desafios profissionais e pessoais que surgirem ao longo da vida. 

Violência 

Infelizmente, alguns pais levam na brincadeira e até acham bonito quando os filhos lhe batem. A justificativa é que a criança não compreende determinado comportamento. 

Entretanto, o Guia da Criança destaca que essa falta de correção pode fazer com que ela entenda que bater em qualquer pessoa é normal, prejudicando suas relações no futuro. 

Falta de conexão entre pais e filhos 

A educação permissiva faz com que o seu filho se sinta o “rei” da residência”. Como resultado, vocês passam a ter um contato desafiador e desrespeitoso, o que deixa a conexão mais prejudicial para ambos.

Dificuldade de expressar opiniões 

Suponhamos que você não suporta ver o seu filho triste. Então, com o passar do tempo, ele fará o possível para driblar desafios que não aprendeu a lidar com eles quando era pequeno. 

Nesses casos, ele pode até passar por cima de amigos, familiares e até de colegas do trabalho para conquistar o objetivo dele. Afinal, ele terá bastante dificuldades para lidar com a negativa em relação a algum projeto. 

Baixa ou ausência de autoestima 

A educação permissiva também faz com que o seu filho desenvolva uma postura arrogante. Para alguns especialistas, essa característica, na verdade, é falta de amor próprio. Pois, o adulto não aprendeu a gostar dele da forma que ele é. 

Como lidar com a educação permissiva?

  • Saiba equilibrar o “sim” e o “não. Isto é, entenda as situações em que repreender o seu filho é necessário, como pedir para que ele coloque o cinto de segurança; 
  • Explique os motivos pelos quais ele não deve tomar aquela atitude, uma vez que isso ajuda a absorver a situação negativa da melhor forma;
  • Seja o exemplo e mostre na prática quais são as atitudes corretas no dia a dia.

Além de tudo isso, a terapia pode ser um ótimo recurso, pois, o contato com esse profissional pode ajudá-lo a ter uma relação mais saudável com o seu filho. 

E aí, gostou das nossas dicas? Então, continue acompanhando o Guia da Criança no site e nas redes sociais. Assim, você não perde nenhum detalhe sobre o universo infantil. 

Avatar

Escrito por

Matheus Azevedo

Matheus Azevedo é jornalista e escreve para sites como Guia do Gestor e Garagem360. Busca informações de qualidade para que o leitor tenha acesso aos melhores conteúdos sobre o desenvolvimento infantil.

Moro em São Paulo há mais de três anos, apaixonado pelo estado e procuro pelas melhores atrações para você curtir com o seu filho.