O Guia da Criança selecionou diversas dicas para que você aprenda como evitar acidentes no banheiro. A seguir, você confere orientações para deixar esse espaço ainda mais seguro para os pequenos e para a sua família. Acompanhe!

1. Mantenha a privada fechada

Essa é uma das principais dicas quando ensinamos sobre como evitar acidentes no banheiro. Afinal, o hábito de deixá-la aberta é cada vez mais comum. Isso, como se sabe, é um perigo, pois há risco de afogamento para crianças pequenas.

Mesmo com pouca água, elas podem se afogar em segundos. Portanto, o Guia da Criança recomenda que você mantenha a tampa da privada sempre fechada, mesmo quando não estiver em uso, combinado?

2. Sempre supervisione seu filho

A supervisão constante é fundamental, especialmente quando as crianças estão no banheiro. Mesmo com as medidas de segurança tomadas, a vigilância constante garante que você possa agir rapidamente em caso de qualquer situação de risco.

Leia também:

3. Teste a temperatura da água para evitar queimaduras

Queimaduras por água quente são um dos acidentes mais comuns em crianças no banheiro. Antes de colocar seu filho na banheira ou chuveiro, teste a temperatura da água com a mão ou use um termômetro para garantir que esteja morna e agradável.

4. Guarde itens perigosos

Medicamentos, produtos de limpeza e outros itens perigosos devem ser armazenados fora do alcance das crianças. Tendo isso em mente, recomenda-se que você coloque esses objetos em armários altos ou trancados, longe do banheiro ou em outro local seguro..

5. Use tapetes antiderrapantes

Evite quedas e escorregões no banheiro instalando tapetes antiderrapantes no chão e ao redor da banheira.

6. Mantenha o banheiro iluminado

Uma boa iluminação garante que você possa ver seu filho claramente e evitar acidentes.

9. Converse com seus filhos sobre segurança

Ensine seus filhos sobre os perigos do banheiro e como se comportar de forma segura neste ambiente.

Ao tomar essas medidas simples, você pode transformar o banheiro em um local seguro e agradável para seus filhos, proporcionando-lhes um ambiente propício para a higiene e o bem-estar. Lembre-se: a segurança dos seus pequenos está em suas mãos!

Leia também: Carrinho de bebê usado: vale a pena arriscar?

Avatar

Escrito por

Matheus Azevedo

Matheus Azevedo é jornalista e escreve para sites como Guia do Gestor e Garagem360. Busca informações de qualidade para que o leitor tenha acesso aos melhores conteúdos sobre o desenvolvimento infantil.

Moro em São Paulo há mais de três anos, apaixonado pelo estado e procuro pelas melhores atrações para você curtir com o seu filho.