Os acidentes domésticos com crianças são bastante comuns nas férias, uma vez que os pequenos ficam mais tempo em casa. Para proteger a saúde da criançada, trouxemos diversas dicas que proporcionam mais tranquilidade para toda a família. Acompanhe!

Como evitar acidentes domésticos com crianças nas férias? 

Mantenha produtos químicos fora do alcance

Os produtos de limpeza, medicamentos e substâncias químicas devem ser armazenados em locais altos ou trancados. As crianças são, naturalmente, curiosas e podem abrir armários sem supervisão. Por isso, use travas de segurança em armários acessíveis.

Leia também:

Evite objetos pequenos ao alcance

Os brinquedos com peças pequenas, moedas ou itens de decoração podem causar engasgos. Para evitar problemas, certifique-se de que esses objetos estejam longe do alcance das crianças, especialmente se houver bebês na casa.

Proteja tomadas e fios elétricos

Outra dica interessante é instalar protetores de tomada em todos os pontos acessíveis. Adicionalmente, recomenda-se que você verifique também se os fios elétricos estão em bom estado e longe de áreas de circulação. Evite ainda usar extensões ou adaptadores sem necessidade, pois podem causar curtos-circuitos.

Tenha cuidado redobrado em cozinhas

Entre os principais cômodos da casa, sem dúvidas, a cozinha é um dos lugares mais perigosos da residência. Tendo isso em mente, panelas no fogão devem ter os cabos voltados para dentro e objetos cortantes, como facas e tesouras, devem ser mantidos em gavetas com trava. Além disso, prefira cozinhar sem crianças por perto.

Para se ter uma ideia, o Distrito Federal tem registrado uma média de mil vítimas de queimaduras anualmente. Desse total, 30% são crianças. Segundo a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), grande parte dos acidentes é doméstico e acontece no período das férias escolares. 

Instale redes de proteção

Se a casa possui janelas ou sacadas, as redes de proteção são indispensáveis. Elas evitam quedas e garantem mais segurança para crianças e até mesmo para animais de estimação.

Supervisione as brincadeiras

As brincadeiras dentro de casa podem resultar em acidentes se não forem supervisionadas. Portanto, evite corridas em escadas ou atividades perto de móveis com quinas afiadas. Vale ainda colocar protetores nas quinas para minimizar impactos.

Mantenha pisos secos

As áreas molhadas aumentam o risco de quedas. Com isso, use tapetes antiderrapantes em banheiros, cozinhas e lavanderias. Ademais, sempre seque o chão imediatamente após qualquer derramamento de água ou líquidos.

Oriente sobre o uso de eletrônicos

Os dispositivos como tablets e videogames devem ser usados em ambientes adequados, longe de fontes de água ou tomadas. Se o seu filho tem esse objeto em casa, certifique-se de que os carregadores estejam desconectados após o uso, combinado?

Controle o acesso a escadas e piscinas

Os portões de segurança são ideais para limitar o acesso a escadas. Se houver piscina, supervisione as crianças constantemente e utilize capas de proteção quando a piscina não estiver em uso.

Ensine regras básicas de segurança

Desde cedo, ensine as crianças sobre os perigos de mexer com fogo, manipular objetos cortantes ou brincar próximo a áreas de risco. Esse conhecimento é uma das formas mais eficazes de proteção e ele pode ser compartilhado por meio de brincadeiras e até filmes. 

Como vimos acima, evitar acidentes domésticos nas férias requer atenção aos detalhes e algumas mudanças simples na rotina. Ao adotar medidas preventivas, você pode proporcionar um ambiente seguro e confortável para toda a família.

Uma vez que você já sabe como proteger as crianças durante as férias, continue conosco. Diariamente, compartilhamos diversas dicas que deixam a rotina do seu filho mais feliz e segura.

Leia também: Como economizar na compra do material escolar em 2025?

Avatar

Escrito por

Matheus Azevedo

Matheus Azevedo é jornalista e escreve para sites como Guia do Gestor e Garagem360. Busca informações de qualidade para que o leitor tenha acesso aos melhores conteúdos sobre o desenvolvimento infantil.

Moro em São Paulo há mais de três anos, apaixonado pelo estado e procuro pelas melhores atrações para você curtir com o seu filho.