O Guia da Criança listou diversas dicas para que você aprenda como deixar a cadeirinha mais segura. A seguir, você confere orientações para que o seu filho siga viagem com bastante conforto. Acompanhe!

Como deixar a cadeirinha mais segura?

1- Crie seu checklist de segurança 

Após a instalação, recomenda-se que você verifique se o cinto de segurança está reto. Além disso, veja se ele está passando pela “peça vermelha” do dispositivo de retenção. 

Outro detalhe importante é ver se os dois lados do dispositivo estão devidamente fixados e se o cinto passa por eles antes de chegar ao plug. 

Por fim, é importante verificar o espaço entre o banco dianteiro do carona e da cadeirinha

2- Use a cadeirinha de acordo com a idade da criança 

Nunca é demais lembrar o que diz a Lei da Cadeirinha em relação ao tipo de assento adequado para cada idade. Veja só:

  • Bebê conforto: passageiros de até 1 ano de idade ou 13 kg;
  • Cadeirinha: passageiros entre 1 e 4 anos ou entre 9 kg e 18 kg;
  • Assento de elevação: passageiros entre 4 e 7 anos ou menos de 1,45 m de altura

Adicionalmente, vale lembrar que crianças entre 7 anos e 10 anos ou com menos de 1,45 m de altura podem ser transportadas no assento traseiro. Contudo, o cinto de segurança é obrigatório. 

Quer saber mais detalhes sobre a lei da cadeirinha? Então, dê o play no vídeo abaixo e assista ao vídeo do Guia da Criança sobre o assunto:

3- Posicione a cadeirinha de costas para o movimento 

A cadeirinha deve ser posicionada sempre de costas para o movimento. O mais indicado é que os pais virem o dispositivo de segurança somente quando a criança atingir, no mínimo, 10 kg.

Isso é importante porque, segundo a Academia Americana de Pediatria, os pequenos de até dois anos têm 75% menos probabilidade de sofrer lesões graves ou fatais num acidente de trânsito. 

Mas, por quê? Bem, a cabeça da criança é relativamente grande em relação ao resto do corpo do seu filho. Além disso, os ossos do pescoço do bebê são imaturos. 

Logo, quando eles são posicionados de frente para o movimento, eles podem ser lançados em caso de uma colisão violenta, mesmo se estiverem com ombros e troncos bem presos.  

De costas, o seu filho tem cinco vezes menos pressão exercida no pescoço em caso de acidentes. 

4- Ignorar o uso do cinto de segurança em grupos mais avançados 

O assento de elevação não exclui a necessidade do cinto de segurança. Dito isso, sempre que colocar esse dispositivo, lembre-se de usar o cinto para garantir ainda mais a segurança do seu filho. 

5- Instale a cadeirinha sempre no banco de trás 

De acordo com a lei da cadeirinha, é proibido transitar com crianças no banco da frente do veículo. Essa proibição foi aplicada porque o pequeno terá menos risco de sofrer impactos em caso de acidentes.

Uma vez que você já sabe como deixar a cadeirinha mais segura, continue acompanhando o Guia da Criança. Diariamente, compartilhamos dicas que interferem na segurança do seu filho. 

Avatar

Escrito por

Matheus Azevedo

Matheus Azevedo é jornalista e escreve para sites como Guia do Gestor e Garagem360. Busca informações de qualidade para que o leitor tenha acesso aos melhores conteúdos sobre o desenvolvimento infantil.

Moro em São Paulo há mais de três anos, apaixonado pelo estado e procuro pelas melhores atrações para você curtir com o seu filho.