Ensinar xadrez para crianças pode ser uma experiência desafiadora, mas ao mesmo tempo gratificante. A seguir, trouxemos diversas dicas para que você facilite esse processo com o seu filho. Confira!
Como ensinar xadrez para crianças? Veja 8 dicas
Entre as principais dicas para ensinar xadrez para crianças, destacam-se:
1- Torne o momento divertido
Canva
O primeiro passo para ensinar uma atividade nova para as crianças é fazer aquele momento algo divertido.
Quando deixamos as crianças à vontade e em um ambiente descontraído elas aprendem muito mais fácil. Pois, aquilo se torna mais uma brincadeira e seu interesse por aprender aumenta.
Quer acelerar o processo? Assista este vídeo e aprenda como ensinar xadrez para crianças:
2- Tenha calma para ensinar
Canva
Essa é uma das principais dicas quando ensinamos xadrez para crianças.Lembre-se que ele é um jogo bem complexo e com muitas regras. Sendo assim, ao ensinar as crianças tenha paciência e respeite o tempo dos pequenos.
É importante que os pais não forcem os filhos a aprender. Tudo tem que ser no tempo deles. O adulto deve ter sensibilidade para observar quais são as dificuldades da criança e tentar ensinar de um jeito leve e descontraído.
Sem pressa, as crianças vão absorvendo os ensinamentos e aprendendo as regras do jogo. Quando você mal esperar elas já estarão montando as suas estratégias de jogo.
3- Deixe a criança examinar as peças
Canva
Uma dica para antes mesmo de começar os ensinamentos do jogo é colocar todas as peças sobre uma mesa e deixar os pequenos explorarem.
Deixe as crianças pegarem nas peças e brincar do jeito que elas desejarem. Provavelmente elas irão fazer algumas perguntas, como os nomes das peças, por exemplo. É importante sempre responder, mas não foque muito nesse momento, os ensinamentos virão mais para frente.
4- Ensine aos poucos
Canva
O xadrez para crianças é um jogo que exige muita calma e concentração para que a pessoa aprenda todas as regras.
Lembre-se que esse jogo é complexo até mesmo para os adultos, agora imagina para uma criança.
Então, o ideal é que você ensine a criança aos poucos. Afinal, não tem pra que ter pressa e o mais importante é a criança se divertir.
Ensine as técnicas do jogo gradativamente, de uma forma bem simples e agradável para que ela não se estresse com o momento e perca o interesse.
5- Faça a separação por cores e peças
Canva
Uma ótima dica é fazer a separação por cores e por peças. Dessa forma, a criança irá perceber com mais facilidade como as coisas funcionam no jogo.
Elas conseguiram visualizar melhor cada peça do jogo. Entendendo quantas peças cada jogador fica, que os peões são a maioria, que só tem um rei e uma dama, entre outros.
6- Comece a explicação pela torre
Canva
Um grande erro dos pais quando que vão ensinar xadrez para as crianças é começar pelos peões.
Isso pode acabar confundindo a criança. Já que o peão é uma peça bem complexa e que faz mais de um movimento.
A dica é começar o ensinamento pela torre. Isso porque ela faz movimentos simples, somente para frente e para os lados. Dessa forma, fica mais fácil da criança entender.
7- Explique uma peça por vez
Canva
Sabemos que a vontade de jogar logo com o filho é grande. Porém, os pais precisam ter calma e explicar uma peça de cada vez para que a criança consiga compreender da melhor forma.
Um erro que a maioria dos pais cometem é fazer uma explicação rápida de cada peça e já colocar a criança para jogar. Isso só vai confundir a cabeça da criança e deixá-la irritada por não conseguir jogar direito.
Então, antes de começar uma partida deixa a criança brincar com as peças de xadrez, fazer os movimentos e entender cada peça com calma.
Uma dica é montar o tabuleiro e deixar que a criança mexa as peças usando o movimento da torre. Depois que ela já estiver entendendo como esse movimento funciona, é hora de partir para o próximo.
Faça esse procedimento com cada peça do jogo. Assim, a criança conseguirá entender melhor e irá aprender com mais facilidade.
8- Pratiquem
Canva
O ideal é separar um tempo para praticar o jogo com os filhos. Isso fará com que eles aprendam mais rápido e possam aprimorar a criatividade infantil.
Porém, lembre-se que esse momento deve ser de diversão e não de cobrança. Faça tudo no tempo dos pequenos.
Você pode tirar alguns minutos nos finais de semana para jogar xadrez com as crianças. Tornando um momento especial na família.
Confira também: Natação infantil: benefícios e itens de segurança