Você está visualizando atualmente Filmes educativos para alunos de 8 anos: 6 indicações

Filmes educativos para alunos de 8 anos: 6 indicações

Filmes educativos para alunos são capazes de deixar as aulas mais interessantes. A sétima arte pode ajudar na fixação de conhecimentos em várias disciplinas porque muda a rotina, mas, para dar certo, o educador precisa levar em consideração o objeto e a idade. Isso significa que os filmes educativos para alunos de 8 anos não vão surtir efeito em adolescentes. 

Por ser algo que foge do cotidiano, é normal que haja receio em aplicar o recurso. Então, se você é professor e tem dúvidas sobre como usar filmes para esta faixa etária, não perca as dicas para ter sucesso com a proposta e 6 sugestões de obras. 

Por que usar filmes educativos para alunos de 8 anos?

O uso de filmes como recurso didático tem por objetivo complementar o que foi transmitido em sala de aula de maneira mais dinâmica, visto que os alunos veem a prática dos conhecimentos aprendidos. Além disso, os filmes desenvolvem o pensamento crítico do aluno e podem despertar nos discentes o gosto pelo cinema.

Trazer obras cinematográficas ao ambiente escolar é tão enriquecedor que o assunto é tema de vários livros e trabalhos científicos. O historiador e doutor em História Social pela USP Marcos Napolitano, por exemplo, escreveu o livro “Como usar o cinema na sala de aula”.

Publicado em 2003, o livro oferece uma perspectiva acadêmica da relação entre cinema e educação. Com linguagem mais simples, “Como usar o cinema na sala de aula” alcança os professores com pouca experiência acadêmica. Em suas duas partes, o livro debate a história do cinema, linguagem cinematográfica e estratégias para que a sétima arte seja realmente benéfica no ato de educar.

Dentre as sugestões contidas no livro publicado no ano de 2003, o autor destaca que os filmes para passar em sala de aula devem ser escolhidos de acordo com o conteúdo planejado. Isso significa que uma película sobre a pré-história seja mais útil em uma aula de história. 

5 dicas para aplicar filmes em sala de aula

Falaremos aqui sobre 5 estratégias para aliar educação e cinema. É fundamental que você preste bastante atenção nelas para que seus alunos extraiam o melhor desta ferramenta pedagógica. Agora, confira as dicas que trouxemos para você:

Não é sobre o que você gosta

O erro que muitos professores cometem é levar à sala de aula os filmes que eles gostam. Porém, tem algo pior: tentar mostrar o quão elitizado você é em matéria de cinema. Isso é ainda mais importante quando a proposta é filmes para crianças.

Não ficar restrito aos blockbusters

Os sucessos de bilheterias podem ser usados, mas não fique preso a eles. Apostar em filmes menos conhecidos é bom para mostrar aos alunos como sair do óbvio pode nos trazer boas experiências.

Saber quem é o público-alvo

Este artigo é sobre filmes educativos para alunos de 8 anos, portanto, você precisa oferecer obras pertinentes a este público. Filmes que falem sobre meio ambiente, importância da família e da amizade são exemplos de temas. 

Assunto a ser debatido

Os filmes não devem ser “tapa buraco” para quando a aula não foi planejada. Por isso é tão importante ter em mente o assunto que você deseja apresentar. Se o tema escolhido for sustentabilidade, a película obrigatoriamente precisa ser sobre isso.

Qual é o objetivo?

O que os alunos vão fazer após o filme? Você pode fazer uma roda de conversa onde cada aluno vai explicar o que entendeu. Outras alternativas são a solicitação de uma redação ou um questionário.

Filmes educativos para alunos de 8 anos: 6 indicações

Agora chegou a hora de conhecer 6 filmes educativos para alunos de 8 anos. Em nossa lista tem filmes brasileiros e estrangeiros que têm importantes mensagens para os pequenos. 

O Grilo Feliz

Nossa primeira indicação é uma animação brasileira lançada em 2001. O Grilo Feliz tem direção do publicitário Rafel Walbercy Dias e levou 20 anos para ficar pronto. 

A história se passa na floresta amazônica e fala sobre o Grilo Feliz que usa a música para animar seus companheiros. Ele e sua parceira musical, a Estrela Linda, precisam lutar contra Maledeto, um lagarto ambicioso que deseja acabar com a parceria por acreditar que Estrela é um diamante. 

O filme traz temas importantes como a importância da amizade e a preservação da natureza. A própria história da obra é interessante, porque o diretor foi persistente e pagou a produção com recursos próprios.

Zootopia

Lançado em 2016, Zootopia: Essa cidade é o bicho, a animação conta a história da coelha Judy e seu sonho de ser policial. Vemos sua luta até conseguir passar no teste e sua desilusão ao ver que o trabalho não era tão eletrizante como imaginava. 

Com esse filme, o professor pode abordar a questão da perseverança para alcançarmos nossos sonhos. Outro personagem, a raposa Nick, estigmatizada somente pela sua condição, mostra que não devemos julgar ninguém pela aparência.

Wall-E

Filme ótimo para despertar a consciência ambiental das crianças. O filme Wall-E, de 2008, mostra a Terra destruída em 2700, tamanha a quantidade de lixo. O robô protagonista é enviado para limpar o planeta. 

Além de falar sobre porque devemos descartar o lixo corretamente, o filme também traz um debate sobre os perigos do sedentarismo, visto que os humanos são expostos como seres inertes que só comem e dependem dos robôs para tudo.

A Bailarina

O filme de 2016 se passa em Paris, no ano de 1869. Uma menina órfã que sonha em ser bailarina foge para a capital francesa e sua jornada para alcançar seu objetivo é o mote dessa animação. Este com certeza é mais um filme perfeito para explicar que precisamos lutar e fazer sacrifícios para alcançarmos nossos objetivos.

As aventuras do avião vermelho

Este filme de 2014 é inspirado no livro homônimo do  escritor Érico Veríssimo. O protagonista, Fernandinho, tem 8 anos e está muito triste devido à morte de sua mãe, tornando-se muito recluso. As coisas mudam quando ele ganha um livro e envolve-se com a fantasia do livro. 

A mensagem transmitida é sobre a influência positiva dos livros na vida de qualquer pessoa.

Felipa e o Foguete

Para terminar, mais um filme brasileiro. Em Felipa e o Foguete, lançado em 2017, vemos a história de Felipa, que precisa se separar do seu cachorro, Foguete, porque ela vai morar em um condomínio onde os animais não são aceitos. Ela fica muito chateada, mas, aos poucos consegue fazer amizades e com os novos amigos, partem em uma aventura para reencontrar seu cachorrinho na casa do avô.

As discussões possíveis aqui: o carinho pelos animais de estimação, dificuldades de adaptação em novas realidades e como precisamos estar abertos para fazer amizades. 

Com nossas 6 dicas de filmes educativos para alunos de 8 anos e os critérios para exibi-los em sala de aula, temos certeza de que suas aulas ficarão muito mais divertidas. Deixe sua opinião sobre este artigo e deixe sua sugestão de conteúdo. 

Vanessa Pereira

Sou especialista em produção de conteúdo, com mais de quatro anos de experiência no mercado. Produzo artigos de alta qualidade e credibilidade, sempre priorizando fontes e instituições confiáveis sobre o tema. Além disso, participo de cursos, workshops e conferências sobre a área, como uma maneira de me manter em constante aprendizado.

Deixe um comentário