Brincadeiras com papel é um estímulo para a imaginação das crianças. Desenhar, pintar, recortar e colar incentivam a expressão criativa e desenvolvem habilidades artísticas.
Ao mesmo tempo, brincar com diferentes tipos de papel oferece a oportunidade de aprender sobre cores e formas. As crianças podem classificar, cortar e criar padrões, contribuindo para a compreensão desses conceitos fundamentais.
Outra vantagem é que os projetos que envolvem papel frequentemente exigem atenção aos detalhes e paciência. Ao completar tarefas mais demoradas, as crianças aprendem a focar por períodos mais longos, desenvolvendo habilidades de concentração.
Se você quer trazer esses benefícios para a sua casa ou para a sua escola, continue a leitura deste artigo.
Abaixo, o Guia da Criança enumera as principais brincadeiras com papel para se divertir com os pequenos.
Brincadeiras com papel: confira as melhores sugestões
Entre as principais brincadeiras com papel, destacam-se:
1- Jogo da memória
Canva
As crianças ,geralmente, amam brincar de jogo da memória. E, para deixar a atividade ainda mais legal, você pode ajudar o pequeno a fazer o seu próprio jogo.
Para isso, você só vai precisar de um papel e cortar vários quadrados iguais. Depois, peça para a criança fazer pares de desenhos nos quadradinhos.
Ela pode desenhar flores, números, animais ou letras. Nesse momento, é aconselhado que você pinte os versos dos quadradinhos para que não apareça a sombra dos desenhos.
Quer outras dicas? Assista este vídeo e confira as melhores brincadeiras com papel. É só dar o play:
2- Forca
Canva
Essa é uma das melhores brincadeiras com papel. Para colocá-la em prática, pegue uma folha e desenhe uma forca. Depois, os participantes da brincadeira devem escolher um tema. Pode ser filme, cantor, serie, cor ou artista.
Agora, é só escolher quem vai começar a brincadeira. O participante precisa definir uma palavra da categoria escolhida e fazer um tracinho horizontal para cada letra no lado da forca.
Os demais participantes tentam adivinhar qual é a palavra dizendo letras. Caso erre uma letra, ganha uma parte do corpo na forca.
Primeiro desenha a cabeça.
Depois, o corpo, um braço e assim por diante.
Se o corpo da forca for todo desenhado, o desafiante perde a brincadeira.
A propósito, assista este vídeo e aprenda como brincar de forca:
3- Stop
Essa atividade é clássica e agrada adultos e crianças. Aqui, você vai precisar dar uma folha e uma caneta para cada participante da brincadeira.
Todos irão desenhar colunas e fazer tópicos com nome, cor, fruta, cidade, filme, entre outros temos.
Em cada rodada, os jogadores deverão sortear uma letra e todos devem escrever as coisas que comecem com a palavra sorteada.
Aquele que terminar primeiro deve gritar: “Stop!”, e os demais devem parar de escrever.
Depois, é só pontuar as palavras. Se você tiver colocado uma palavra que ninguém mais escreveu, você pontua 10 pontos. Caso a palavra seja repetida, seu ponto será 5.
Faça várias rodadas da brincadeira com letras diferentes. No final, basta somar os pontos. Quem tiver pontuado mais, ganha o jogo.
Essa é, sem dúvidas, uma das melhores brincadeiras com papel para estimular a criatividade infantil.
4- Detetive
Canva
Para essa brincadeira, é necessário que tenha pelo menos 4 pessoas. Depois. escreva em pedaços de papel:
- Vítima
- Detetive
- Assassino.
Cada participante deve pegar um papel, sem deixar que os outros vejam.
Em seguida, os jogadores devem se sentar em um círculo, e o objetivo do jogo é o assassino matar as pessoas. Para isso ele precisa piscar para elas, discretamente, para não deixar que os outros percebam.
Quem for assassinado grita “morri” e sai da brincadeira. O papel do detetive é descobrir quem é o assassino. Quando isso acontecer, o jogo acaba.
5- Jogo dos pontinhos
Pegue uma folha e faça vários pontinhos. Eles precisam ser alinhados em colunas e linhas. Depois, é só dar uma caneta para o participante, que precisa fazer uma linha entre dois pontos. Cada jogador faz um traço por vez.
O objetivo é fechar um quadrado e colocar a letra do seu nome dentro. Quem conseguir fechar mais quadrados ganha a dinâmica.
6- Anagramas
A brincadeira de Anagrama precisa de 2 ou mais participantes. Para começar, um jogador precisa escrever uma palavra em um papel. Os outros participantes devem escrever o maior número de palavras que conseguirem usando as mesmas letras da palavra do primeiro jogador.
7- Caça-palavras
Canva
Existem várias revistas de caça-palavras no mercado ou mesmo na internet para imprimir. Mas você também pode criar seu próprio caça-palavras.
Basta fazer vários quadradinhos e escrever letras por dentro de todos eles. Em alguns deles, você deve formar palavras. Elas podem ser na vertical, horizontal e diagonal. Aliás, essa é uma ótima atividade para entreter o pequeno em uma viagem de ônibus.
Gostou da nossa lista de brincadeiras com papel?
Que tal conhecer algumas atividades com alfabeto? Assim, você expande a concentração, imaginação e conhecimento dos pequenos.