Brincadeiras com água estimulam a interação social, criatividade, coordenação motora e o trabalho em equipe. Por isso, o Guia da Criança traz uma lista completa com as melhores opções para se divertir entre família ou amigos.
Ficou curioso?
Então, continue a leitura deste artigo e tire todas as suas dúvidas.
Brincadeiras com água: confira as melhores opções
A seguir, você confere as melhores brincadeiras com água:
- Bolhas de sabão gigantes;
- Corrida com copo d’água;
- Gelo sensorial;
- Passagem de água;
- Pintura com gelo;
- Escavação no gelo;
- Pique balão;
- Corrida de camisa congelada;
- Pintura com água.
Bolhas de sabão gigantes
Canva
Toda criança é apaixonada por bolhas de sabão, não é mesmo? Agora imagine fazer bolhas de sabão gigantes. Legal né? Com certeza essa brincadeira será um sucesso entre os pequenos.
Para isso, você vai precisar de uma bacia de plástico bem grande. Depois, coloque nesse recipiente:
- 100 ml de detergente;
- 100 ml de água;
- 50 ml de xarope de milho.
Caso queira fazer uma quantidade maior de bolha de sabão, coloque a mesma quantidade de detergente e água, e metade de xarope de milho.
Em seguida, mexa bem a mistura e deixe ela descansar por dois dias. Posteriormente, pegue um bambolê e passe ele sobre a mistura e levante. Pronto, você terá sua bolha gigante e resistente.
Corrida com copo d’água
Essa é uma das principais brincadeiras com água para se divertir com os amigos. Para começar, faça duas linhas no chão, que representam a largada e a chegada.
Depois, separe os participantes em dois grupos. Eles precisam ficar alinhados atrás da linha de largada.
Agora, escolha o participante para iniciar a atividade. Ele deve ficar na linha de largada, segurando o copo cheio de água.
Já o outro participante (jogador B) deve ficar esperando o jogador A na linha de chegada para pegar o copo e voltar para a largada.
O objetivo da brincadeira é fazer o percurso o mais rápido possível, sem derrubar a água. No final da corrida, vence o grupo que estiver com mais água no copo.
Gelo sensorial
Essa atividade é uma ótima opção para fazer com os bebês, pois é bem simples. Aqui, você só precisa fazer gelos em vários formatos e cores diferentes.
Para isso, use forminhas de silicone ou de gelo. Agora, pegue corante alimentício de várias cores para colorir o gelo.
Em seguida, coloque os gelos dentre um saco plástico, tipo Ziploc. Prenda o saco no chão com fita e deixe o bebê explorar o brinquedo. Deixe o pequeno livre para sentir temperaturas diferentes e conhecer novos formatos de cores.
Passagem de água
Nessa brincadeira, você deve organizar as crianças em uma fila. Depois, dê para cada participante um copo ou vasilha de plástico para que eles segurem com as mãos.
Para começar a atividade, coloque água no copo da primeira criança. Ela deve passar a sua água para o copo do participante que está atrás dela. Porém, ela não pode olhar para trás.
Ao longo da brincadeira, a água cai fora do copo. E é justamente nessa etapa que a diversão está garantida.
Pintura com gelo
Essa é uma ótima opção de brincadeira para o verão. Aqui, você precisa produzir apenas gelos coloridos, com a ajuda de corantes alimentícios de cores distintas.
Posteriormente, pegue uma cartolina e dê os gelos coloridos para as crianças pintarem. Elas vão amar a ideia de fazer pintura e se refrescarem ao mesmo tempo.
Escavação no gelo
Nessa atividade, você deve encher vários balões com água e colocar um brinquedo em miniatura dentro dele.
Em seguida, leve os balões para o congelador. Depois que estiverem congelados, retire o balão. Dê o objeto para a criança escavar o gelo. A atividade termina quando ela pega o brinquedo que está dentro do gelo.
Pique balão
Essa brincadeira é ótima para fazer com as crianças um pouco maiores. Primeiro, eles devem escolher quem será o “pegador”.
O participante escolhido deve ficar com balão cheio de água. O seu objetivo é tentar acertar outro participante com o balão.
A dinâmica dessa brincadeira com água é simples. A criança que for atingida pelo balão se torna o próximo pegador.
Corrida de camisa congelada
A corrida de camisa congelada funciona assim. Primeiro, separe uma camisa para cada participante. Depois, é hora de molhar e torcer cada uma.
O próximo passo é dobrar cada camisa e colocar papel manteiga entre as peças para que elas não grudem. Após esse processo, leve as camisas para o freezer.
Quando as camisas estiverem congeladas, dê as peças para cada uma das crianças.
O objetivo dessa dinâmica é desdobrar a camisa e vestir a peça. Quem conseguir cumprir o desafio primeiro vence o jogo.
Pintura com água
Para fechar a nossa lista de brincadeiras com água, vamos falar sobre a pintura. Ela pode ser feita em uma parede, no chão ou qualquer outra superfície que possa ser molhada.
Depois, pegue um pote com água e pincel e dê para as crianças fazerem pinturas com a água.
Essa brincadeira é ótima porque não faz nenhuma bagunça, e os pequenos ficam encantados.
E aí, gostou da nossa lista de brincadeiras com água? Porém, antes de escolher a melhor para a sua turma, fique de olho nos principais cuidados que se deve ter com essas atividades.
Brincadeiras com água no quintal: quais são os principais cuidados?
Brincadeiras com água são bastante divertidas, porém, exigem alguns cuidados para que elas ocorram sem problemas. São eles:
Proteção solar adequada
O uso de protetor solar é essencial ao brincar ao ar livre, especialmente em atividades com água. Por isso, certifique-se de aplicar o produto adequado para a idade das crianças.
Além disso, reaplique o protetor solar a cada três horas, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Reduza esse intervalo ( de 2 em 2 horas) nas seguintes situações:
- Transpiração excessiva;
- Exposição solar prolongada;
- Após sair da água.
Por falar nisso, assista este vídeo e aprenda como escolher protetor solar para os pequenos. É só dar o play:
Hidratação contínua
Pode parecer óbvio, mas lembre-se de oferecer água potável regularmente para as crianças. Como elas estão envolvidas com as brincadeiras aquáticas, muitas vezes, elas acabam se esquecendo dessa tarefa importante.
Supervisão constante
Como vimos acima, brincadeiras com água podem ser muito divertidas, mas também apresentam riscos, especialmente para crianças pequenas. Por isso, certifique-se de supervisionar o seu filho para evitar acidentes.
Piscinas infláveis, baldes de água e outros recipientes de água representam riscos de afogamento, portanto, esteja sempre presente e atento, ok?
Além desses cuidados, recomenda-se que você verifique se o quintal está livre de objetos perigosos, como brinquedos que possam causar tropeções. Em paralelo, garanta que as áreas com água estejam em boas condições de uso.
Dessa forma, com atenção aos detalhes e cuidados adequados, as brincadeiras com água no quintal podem ser uma forma divertida e segura de aproveitar os dias ensolarados.
Quer mais diversão para os dias de sol?
Então, veja nosso guia e aprenda como escolher uma piscina infantil para o seu filho.