Você está visualizando atualmente Brincadeiras antigas para crianças: as 15 melhores!

Brincadeiras antigas para crianças: as 15 melhores!

As brincadeiras antigas para crianças, em grande parte dos casos, não exigem objetos complexos. De maneira geral, elas pedem materiais como pedrinhas, palitos e madeiras. 

Hoje em dia, as crianças brincam muito mais com os eletrônicos e estão se movimentando cada vez menos. 

Pensando nisso, montamos uma lista com várias brincadeiras antigas para você fazer com seus filhos. Assim, ele terá mais vontade de brincar lá fora e largar, aos poucos, os aparelhos eletrônicos.

Vamos lá? 

Brincadeiras antigas para crianças: confira as melhores

A seguir, separamos diversas brincadeiras antigas para crianças de todas as idades. Veja só: 

1- Amarelinha

Canva

Primeiro, você deve desenhar a amarelinha no chão com um giz. Depois, a criança deve jogar uma pedrinha na casa que ela não deverá pisar.

Começa sempre pela casa 1, depois a 2 e assim por diante. 

O seu filho deve pular por todas as casas da Amarelinha até chegar no céu, desviando somente daquela que está com a pedrinha. Na volta do trajeto, ele deve recolher a pedrinha. 

Caso a criança pise nas linhas, ela precisa voltar para o início e fazer o trajeto novamente, sem perder o equilíbrio. Ganha o jogador que marcar as dez casas da amarelinha primeiro. 

2- Cinco Marias

Para realizar essa brincadeira, primeiramente, você precisa fazer cinco saquinhos e enchê-los com arroz ou areia. Se achar melhor, pode substituir os saquinhos por pedrinhas do mesmo tamanho. 

Com tudo pronto, a criança deve jogar todos os saquinhos no chão e tirar só um. Depois, usando a mesma mão, ela deve jogar o saquinho para o alto e pegar um dos que estão no chão. Ela deve fazer isso com todas, até pegar o último saquinho. 

Na segunda rodada da brincadeira, ao invés de pegar um saquinho por vez, a criança deve pegar dois de uma vez. Na terceira rodada deve pegar três e assim por diante. 

3- Pular corda

Canva

A corda é um objeto que as crianças de antigamente usavam bastante para brincar. Uma das brincadeiras que elas faziam com a corda é a seguinte: duas crianças devem bater a corda e outra deve pular. 

Enquanto isso, as crianças que estão batendo a corda vão cantando:

“Um homem bateu em minha porta e eu abri, senhoras e senhores, põe a mão no chão; senhoras e senhores, pule de um pé só; senhoras e senhores, dê uma rodadinha e vá para o meio da rua”

As crianças que estão pulando tem que seguir essas orientações enquanto pula a corda e, no final, devem sair da corda sem encostar no objeto.

4- Esconde-esconde

Canva

Esconde-esconde é uma brincadeira que nunca sai de moda, a maioria das crianças amam e pode ser adaptada para todas as idades. 

Para colocá-la em prática, um participante deve ficar de olhos fechados e enquanto isso precisa contar em voz alta e, lentamente, até o número 10. Em paralelo, as outras crianças devem se esconder. 

Quando acabar a contagem, a criança deve sair e procurar os outros participantes. Ao encontrar um amigo, ela deve correr até o local onde estava contando e dizer “um, dois, três e o nome da criança encontrada”. E ela então que deverá contar. 

Porém, se a criança encontrada chegar primeiro que a que estava contando, ela deve bater e gritar: “um, dois, três tô salva”. 

5- Pique-bandeira

Essa brincadeira funciona assim: divida as crianças em dois grupos. Cada um deve ficar com um lado da quadra. 

A bandeira deve ficar no fundo de cada campo. Os jogadores deverão tentar roubar a bandeira do outro time enquanto tentam defender a sua. 

As crianças ficam correndo para o campo adversário, porém se ela for tocada por um jogador adversário ele deve ficar paralisada. O grupo que conseguir pegar a bandeira do adversário primeiro ganha o jogo. 

6- Passa anel

Pinterest

As crianças devem ficar sentadas uma ao lado da outra e com as palmas das mãos unidas, como se fossem orar. 

Uma criança deve ficar com o anel, e colocá-lo entre as palmas de suas mãos. Ele, então, deve passar as suas mãos pelas mãos dos outros participantes e escolher um dos amigos para soltar o anel, sem que ninguém perceba. 

Quando acabar de passar a mão por todos os participantes, ele deve perguntar para algum dos amiguinhos com quem ele acha que está o anel. Caso ele acerte a pergunta, ele então será o próximo passador.

Se errar, quem estiver com o anel será então o passador. 

7- Bolinha de gude

Canva

Primeiramente, você deve desenhar um triângulo ou um círculo no chão com um giz. Em seguida, espalhe as bolinhas de gude dentro dessa área. 

Cada jogador tem uma chance de jogar uma bolinha de gude e tentar acertar as que estão dentro do triângulo. O objetivo é bater nas bolinhas do adversário e tirá-las de dentro da demarcação para, então, conquistá-las para você.  

8- Batata quente

Pinterest

As crianças devem se sentar em círculo e ir passando de mão em mão a “batata”, que pode ser uma bola.

Enquanto isso, uma criança deve ficar de fora da roda e de costas para o restante e ir cantando

“batata quente, quente, quente, quente… queimou”.

A criança que estiver com a bola na mão, quando a outra gritar “queimou”, é eliminada no jogo. 

Ganha a brincadeira que fica por último, sem ser queimado.

9- Caça ao tesouro

Canva

Para essa brincadeira, você deve esconder o tesouro. Ele pode ser um brinquedo que a criança já tenha, um brinquedo novo, uma cesta de doces, ou qualquer coisa que você desejar. 

Depois, você deve elaborar as pistas que irão levar as crianças a encontrar esse tesouro. Faça pistas que levem os participantes até outra pista e assim por diante, até chegar no tesouro.  

10- Jogo das sombras

Pinterest

Apague a luz principal do cômodo e acenda uma luz indireta. Pode ser um abajur, uma vela, ou até mesmo a lanterna do celular. 

As crianças devem usar as mãos para formar sombras na parede. Elas podem tentar fazer formas de animais ou objetos. Em seguida, peça para que as outras tentam adivinhar o que é.

Essa é uma das melhores brincadeiras para estimular a criatividade infantil

11- Pular elástico 

Canva

Duas crianças devem colocar o elástico na altura do calcanhar e ficar distantes uma da outra. Enquanto isso, outra criança deve se posicionar no meio do elástico para fazer os movimentos.

São vários os movimentos que pode fazer com o elástico. O participante pode pular com os pés fora dele, com um pé só ou pisando no elástico. O interessante dessa atividade é que as próprias crianças podem fazer as regras do jogo. 

12- Queimada

Para brincar de queimada, as crianças devem ser divididas em dois times. Cada grupo deve ficar de um lado da quadra. 

Os jogadores devem tentar acertar os adversários com a bola. Se ele conseguir segurar a bola, ele estará salvo e poderá tentar acertar o outro. 

Caso seja queimado, que é quando a bola bate nele e cai no chão, ele deve ir para o fundo do campo adversário. Vence o grupo que queimar todos os adversários primeiro.  

13- Adoleta

Nessa brincadeira as crianças precisam formar uma roda e ir batendo na mão do amigo que está ao seu lado. Enquanto isso elas vão cantando a música:

“ A-do-le-tá, le-pe-ti-pe-ti-pe-tá, le ca-fé com cho-co-lá. A-do-le-tá…”. 

Elas devem começar a cantar devagar e, ao longo da brincadeira, ir aumentando a velocidade 

14- Bafo

Pinterest

Para brincar de bafo, as crianças precisam ter figurinhas. Elas são colocadas no centro da roda e um participante, por vez, precisa bater as mãos por cima delas para tentar virá-las. 

Quando um jogador conseguir virar alguma figurinha, ela, então, passa a ser dele. O jogo acaba quando terminam as figurinhas do centro. 

15- Escravos de Jó

Pinterest

Uma brincadeira bem simples, mas que fazia bastante sucesso entre as crianças de antigamente é a “Escravos de Jó”.

Nela, duas crianças cantam a música:

“Os escravos de Jó, jogavam caxangá, tira, bota, deixa ficar, guerreiros com guerreiros fazem zigue, zigue, zá”.

Enquanto cantam, as crianças devem ter nas mãos uma pedrinha e ir fazendo o que diz na música com elas. 

Gostou da nossa lista de brincadeiras antigas para crianças? 

Então, veja estas sugestões de brincadeiras sensoriais para os pequenos. Sem dúvidas, temos ótimas alternativas para o seu filho. 

Vanessa Pereira

Sou especialista em produção de conteúdo, com mais de quatro anos de experiência no mercado. Produzo artigos de alta qualidade e credibilidade, sempre priorizando fontes e instituições confiáveis sobre o tema. Além disso, participo de cursos, workshops e conferências sobre a área, como uma maneira de me manter em constante aprendizado.

Deixe um comentário