Ao apresentar a meditação guiada para crianças, apresentamos aos pequenos ferramentas poderosas para enfrentar os desafios emocionais e desenvolver habilidades que promovem uma vida equilibrada e saudável.
É importante, contudo, adaptar as práticas de meditação para torná-las atraentes e acessíveis às crianças, incentivando um relacionamento positivo com o autocuidado desde cedo.
A seguir, ensinamos um passo a passo para que você implemente essa atividade com mais facilidade. Confira!
Meditação guiada para crianças: conheça os benefícios
Canva
Quando a meditação é praticada de forma regular, ela oferece vários benefícios físicos e mentais para as crianças.
Entre os benefícios podemos destacar:
- Melhora o sono
- Diminui a ansiedade
- Aumenta a concentração
- Diminui a agressividade
- Melhora os sentimentos de raiva, frustração e medo.
- Auxilia na melhora dos sintomas de déficit de atenção
- Reduz o stress
Como fazer meditação guiada para crianças? Veja 6 dicas!
Entre as principais dicas de meditação guiada para crianças, destacam-se:
Escolha o melhor horário para a meditação
O primeiro passo para começar a prática da meditação com as crianças é escolher o melhor horário.
Uma dica é praticar a meditação antes da criança dormir. Dessa forma, ela ficará mais calma e relaxada, ajudando a melhorar a qualidade de sono.
Outro horário propício para a meditação é de manhã, logo após a criança acordar. Assim, ela já começa o dia da melhor forma.
Treino e estímulo
Canva
Lembre-se que tudo que é novo na vida das crianças, precisa de paciência e constância para dar certo, e com a meditação não é diferente.
Para que a criança se adapte à nova atividade ela precisa de treinos e estímulos. Uma dica é você praticar a meditação junto com seu filho dessa forma será um exemplo para ele.
Além disso, você deve lembrar que estamos lidando com crianças, e é normal que elas se desconcentrem ou deixem de seguir os comandos em um algum momento da meditação.
É importante que você tenha paciência e não de forma alguma brigue com a criança e nem a force a fazer o que ela não quer. Se for o caso, é melhor parar e deixar para continuar em outro momento.
Escolha um ambiente favorável e interessante
Canva
Essa é uma das principais dicas quando se ensina sobre meditação guiada para crianças. Afinal, o ambiente faz toda a diferença na hora da prática.
Para isso, você pode pedir a ajuda dos pequenos para criar esse ambiente. Elas podem usar almofadas, pregar alguns desenhos na parede ou colocar uma luz colorida, por exemplo.
Sem dúvidas, essa participação deixa o processo ainda mais divertido.
Foque na concentração e tenha calma
Canva
Um dos principais desafios para os pais é fazer com que a criança fique calma e concentrada para fazer a meditação.
Um ótimo exercício para ajudar os pequenos na concentração, foco e calma é ter contato com a natureza. Dessa forma, sempre que possível leve as crianças para fazer um passeio no parque.
Incentive seu filho a observar os detalhes à sua volta, que cor são as flores do jardim, o canto dos passarinhos, se tem árvores grandes ou pequenas.
Isso tudo irá ajudar a criança a se sentir mais calma e apreciar o momento. Além disso, o contato com a natureza irá liberar endorfina, o que aumenta a sensação de felicidade e também de relaxamento.
Estimule a imaginação
Canva
A meditação guiada é feita através de uma narração junto com efeitos sonoros. Ela incentiva a melhora na respiração e o relaxamento.
Uma dica é contar uma história para a criança, usando sempre um tom de voz bem suave e usando uma música relaxante de fundo. Use a criatividade ao seu favor.
Treine a respiração
Canva
A respiração é fundamental para levar as crianças ao estado meditativo. É praticando o exercício de respiração correta que ela irá conseguir manter o foco e ficar calma.
Para ajudar nesse momento, você pode pedir para a criança observar como o seu peito e sua barriga se movimentam quando ela respira.
Investir na meditação guiada para crianças contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais dos pequenos.
Aos poucos, você perceberá que eles demonstram maior compreensão emocional e capacidade de lidar positivamente com os outros.
Confira também: Natação infantil: benefícios e itens de segurança