Com a evolução da tecnologia, fica cada mais complicado escolher livros para crianças de 10 anos. Isso porque, é um baita desafio envolvê-las nas história, uma vez que os recursos tecnológicos são mais atrativos para os pequenos.

De qualquer forma, existem diversas obras que podem ajudá-lo a virar esse jogo e fazer com que o pequeno se aproxime ainda mais pela leitura. Logo abaixo, revelamos quais são elas. Acompanhe!

Quais são os melhores livros para crianças de 10 anos?

1. “O Menino Maluquinho” – Ziraldo

Foto: Amazon

A nossa lista de melhores livros para crianças de 10 anos começa com um um dos maiores clássicos da literatura infantojuvenil brasileira, O Menino Maluquinho é a história de um garoto irreverente e cheio de energia, que vive uma série de aventuras com seus amigos e sua família. 

O livro é divertido, engraçado e cheio de ilustrações coloridas que capturam a atenção das crianças. A obra traz, de forma lúdica, uma reflexão sobre a infância, a amizade e o crescimento.

2. Eu e meus sentimentos – Vanessa Green Allen

Foto: Amazon

Eu e meus sentimentos é um livro voltado para crianças de 7 a 10 anos que aborda de forma divertida e educativa a maneira como podemos lidar com nossas emoções.

A obra foca em sentimentos intensos, como raiva, ciúmes, entusiasmo, tristeza, ansiedade e até medo, e mostra que todos nós passamos por isso, mas que podemos aprender a controlá-los.

O livro traz dicas práticas e simples, como respirar fundo, pensar positivamente e conversar sobre o que estamos sentindo, para ajudar a criança a se acalmar e lidar melhor com essas emoções.

Além disso, oferece atividades e testes que ajudam os pequenos a se conhecerem melhor e a entender como suas emoções funcionam.

Eles também aprendem a perceber que, ao compreenderem seus próprios sentimentos, conseguem entender melhor os sentimentos dos outros, como os amigos e familiares.

Com um tom leve e atividades interativas, Eu e meus sentimentos é uma excelente opção para ensinar as crianças a se expressarem e a controlarem suas emoções de forma saudável, tornando o processo de aprendizagem divertido e acessível.

3. Contos para garotos que sonham em mudar o mundo – G.L. Marvel

Foto: Amazon

Contos para garotos que sonham em mudar o mundo é um livro inspirador que apresenta as histórias de 50 grandes figuras históricas, como Albert Einstein, Beethoven, Ayrton Senna, Leonardo da Vinci e Martin Luther King.

O que esses nomes têm em comum? Todos foram jovens comuns, que, assim como muitos de nós, não sabiam o que o futuro lhes reservava.

Com o tempo, esses jovens se tornaram grandes ícones, conhecidos por suas realizações e por inspirar pessoas ao redor do mundo.

Esse livro é uma leitura envolvente e motivadora, perfeito para crianças que sonham em fazer a diferença no mundo.

Ao invés de super-heróis com capa e espada, Contos para garotos que sonham em mudar o mundo apresenta “heróis de carne e osso”, pessoas reais que, com dedicação e coragem, mudaram a história.

Com uma narrativa divertida, os jovens leitores aprenderão que qualquer um pode ser um agente de mudança, independentemente de sua origem, e que, muitas vezes, o que se precisa é coragem para seguir em frente e acreditar no que se pode conquistar.

Sem dúvidas, esse é um dos melhores livros para crianças de 10 anos que são curiosas e sonhadoras, pois mostra que as verdadeiras forças para mudar o mundo estão dentro de cada um de nós.

4. Somos todos extraordinários – R.J. Palácio

Foto: Amazon

Somos todos extraordinários é uma versão adaptada do livro Extraordinário de R.J. Palácio, pensada especialmente para o público infantil.

A história segue Auggie Pullman, um menino de dez anos que nasceu com uma grave deformidade facial e está prestes a viver sua primeira experiência escolar.

O livro é profundamente emocionante e traz uma poderosa mensagem sobre inclusão, gentileza e aceitação, valores essenciais para crianças em qualquer idade.

Com uma escrita envolvente, Somos todos extraordinários resgata os principais elementos da história original e os apresenta de maneira acessível para os pequenos.

Os personagens ganham vida em um mundo ilustrado que reflete a imaginação de Auggie, tornando a experiência de leitura ainda mais cativante. 

O livro é uma lição sobre superação, amizade verdadeira e, acima de tudo, sobre como todos nós somos extraordinários à nossa maneira, independentemente de nossas diferenças.

Ideal para crianças, Somos todos extraordinários é uma obra que encanta tanto aqueles que já conhecem a história, quanto os novos leitores que terão a oportunidade de se emocionar com essa inspiradora jornada de coragem e amor.

5. Uma história de futebol – José Roberto Torero

Foto: Amazon

Para finalizar as nossas dicas de livros para crianças de 10 anos, temos uma história de futebol que é uma narrativa divertida e emocionante sobre a amizade e o amor pelo esporte.

A história acompanha Zuza e Dico, dois grandes amigos que, apesar de morarem em uma pequena cidade do interior, vivem intensamente o futebol. Para eles, o campinho local é um verdadeiro estádio, onde praticam jogadas incríveis e sonham com grandes conquistas. 

Porém, o caminho para o sucesso não é fácil. Eles enfrentam desafios como serem driblados pelas meninas, não conseguirem fazer chapéus nos professores e até sofrerem contra-ataques do destino.

Neste livro, você vai descobrir como a amizade verdadeira pode transformar nossas vidas e como, com determinação e paixão, até um menino do interior pode se tornar um grande jogador de futebol.

Com uma narrativa leve e cheia de emoção, Uma história de futebol é uma leitura ideal para jovens fãs do esporte, mostrando que o mais importante não é apenas o jogo em si, mas os laços que formamos e as lições que aprendemos ao longo do caminho.

A literatura brasileira oferece uma variedade de livros encantadores, educativos e envolventes para crianças de 10 anos.

Esse acervo, além de estimular a leitura, proporciona uma maneira divertida de aprender sobre cultura, história e valores.

Por isso, incentivar a leitura desde cedo é essencial para o desenvolvimento de um vocabulário rico e para trabalhar habilidades cognitivas importantes, como a criatividade, o pensamento crítico e a empatia.

E aí, gostou de conhecer os melhores livros para crianças de 10 anos? Então, continue conosco e fique por dentro de outras orientações que impactam o universo infantil.

Avatar

Escrito por

Matheus Azevedo

Matheus Azevedo é jornalista e escreve para sites como Guia do Gestor e Garagem360. Busca informações de qualidade para que o leitor tenha acesso aos melhores conteúdos sobre o desenvolvimento infantil.

Moro em São Paulo há mais de três anos, apaixonado pelo estado e procuro pelas melhores atrações para você curtir com o seu filho.