Aprender como soltar pipa traz diversos benefícios para os pequenos, tais como: desenvolvimento das habilidades motoras, melhora a concentração e paciência, além de proporcionar um contato incrível com a natureza, o que permite apreciar o vento, o céu aberto e a sensação de liberdade. 

Entretanto, trata-se de um brinquedo que pode ser desafiador num primeiro momento, sobretudo em relação ao domínio da linha e ao equilíbrio da pipa no ar. Por isso, exige prática e persistência para dominar as técnicas básicas deste exercício. 

Tendo isso em mente, desenvolvemos este guia completo que ensina como soltar pipa de maneira prática e didática. 

Além dos primeiros passos, você entenderá os motivos pelos quais o brinquedo não sobe, qual é o vento ideal para iniciar a atividade e o local mais adequado para soltar pipa.

Ficou curioso?

Então, continue a leitura e tire suas dúvidas! 

Como soltar pipa? Confira 3 dicas de ouro! 

Estas são as principais dicas para que você aprenda como soltar pipa: 

  • Sinta o clima;
  • Analise o local;
  • Busque a posição correta.

Sinta o clima

O primeiro passo para conseguir soltar pipa é analisar como está o clima da região. Ou seja, se o vento estiver muito forte, deixe a atividade para depois, uma vez que ele pode jogar a sua pipa no chão. Dito isso, prefira o clima com uma brisa contínua e leve. Assim, ele deslizará a sua pipa com suavidade.

💡 Leia também: 

Analise o local 

Prefira um espaço livre, longe de fios de alta tensão e árvores. Os melhores lugares para soltar pipas com as crianças são em parques, praias e campos. 

Busque a posição correta 

Com o local escolhido e o clima apropriado, é hora de soltar a pipa. Primeiro, posicione a criança contra a direção do vento. Enquanto isso, segure a pipa bem no alto, acima da sua cabeça, deixando cerca de 20 metros de linha solta entre vocês. 

Posteriormente, instrua a criança para que ela sinta o vento. E, ao perceber que ele está mais forte, estimule o pequeno a soltar a pipa.  

Neste momento, solte a pipa e fale para o seu filho correr. Isso faz com que o brinquedo consiga pegar altura. Adicionalmente, peça para que a criança sempre olhe para onde a pipa está voando, o que facilita a sua condução.  

Além disso, solicite que o pequeno fique atento a direção que o vento está. Se ele mudar de posição, o seu filho precisa fazer o mesmo, ficando sempre contra a brisa.

Quer saber mais? Assista este vídeo e aprenda na prática como soltar pipa. É só dar o play:

Perguntas frequentes

O que é preciso para soltar uma pipa? 

Soltar pipa exige o investimento nos seguintes materiais: varetas de bambu de 50 e 60 cm. linha para empinar pipa, cola multiuso, sacola ou saco plástico, carretel para linha régua, caneta que marque plástico, fita para rabiola, tinta ou papel colorido (opcional)

Por que a pipa não sobe? 

A pipa não sobe quando a intensidade do vento é baixa. Já em regiões onde o vento é intenso, a pipa costuma sumir assim que o adulto ou criança “dá linha”. A partir daí, a sustentação e o arrasto superam a tração e a gravidade, o que faz com que ela fique cada vez mais distante da gente. 

Qual o vento ideal para soltar pipa? 

O melhor vento para soltar pipa é aquele cuja intensidade está média e contínua. Esse cenário é mais evidente a partir das 16h. Lembre-se de evitar ventos fortes, pois eles quebram as varetas e arrebentam as linhas com mais facilidade. 

Por que a pipa fica girando no ar? 

Pipas sem rabiola costumam girar totalmente sem estabilidade. Isso acontece porque o papel da rabiola é proporcionar um peso em uma das extremidades do brinquedo de maneira que ele obtenha uma posição definida. 

Já uma rabiola curta, traz mais agilidade para fazer manobras, contudo, você terá menos estabilidade com a pipa. As pipas com rabiolas longas, por sua vez, são mais estáveis, entretanto têm menos agilidade para serem manobradas

⚠️ A comercialização e o uso da linha com cerol é crime e proibido por lei. Isso vale também para linha chilena ou quaisquer outro tipo de linha cortante, de acordo com o Projeto de Lei 3358/20. O seu descumprimento pode gerar pena de três meses a um ano de detenção. 

Por falar nisso, assista este vídeo e confira os riscos de soltar pipa com o uso de cerol:

Tudo certo com as dicas sobre como soltar pipa? 

Esperamos que, até aqui, você tenha gostado das nossas orientações sobre como soltar pipa. E, caso queira opções de atividade para fazer em casa, leia nosso guia e aprenda como fazer slime. Vale a pena conhecer essa atividade bastante divertida. 

Vanessa Pereira

Escrito por

Vanessa Pereira

Sou especialista em produção de conteúdo, com mais de quatro anos de experiência no mercado. Produzo artigos de alta qualidade e credibilidade, sempre priorizando fontes e instituições confiáveis sobre o tema. Além disso, participo de cursos, workshops e conferências sobre a área, como uma maneira de me manter em constante aprendizado.