Este guia explica com quantos anos pode fazer intercâmbio. Logo abaixo, o Guia da Criança traz todos os detalhes e o que você precisa considerar durante esse processo. Acompanhe! 

Com quantos anos pode fazer intercâmbio?

A idade mínima para fazer um intercâmbio depende do formato do programa escolhido e das normas de cada instituição de ensino. Existem opções, inclusive, a partir dos 10 anos de idade. 

Na EF Education First, por exemplo, há um programa próprio para estudantes do ensino fundamental (10 a 14 anos). O aluno pode escolher o seu destino preferido e o período que pretende estudar, que pode ser por 2, 3 ou 4 semanas. 

Uma vez que você já sabe com quantos anos pode fazer intercâmbio, uma das dúvidas mais comuns é saber se o seu filho está preparado para este desafio. Por isso, o Guia da Criança traz algumas reflexões que podem te ajudar neste processo. Confira abaixo!

Qual a melhor idade para se fazer um intercâmbio?

A decisão sobre a melhor idade para fazer um intercâmbio pode variar de acordo com as circunstâncias individuais de cada estudante e de seus pais. Não há uma idade específica que seja considerada ideal para todos, pois diferentes faixas etárias apresentam vantagens e desafios distintos quando se trata de realizar um intercâmbio.

A partir dos 10 anos 

Nessa idade, as  crianças já estão mais maduras e capazes de lidar com situações novas e desafiadoras. Elas têm uma compreensão melhor do mundo ao seu redor e estão mais abertas a aprender sobre outras culturas.

De qualquer forma, verifique se seu filho está interessado em participar de um intercâmbio e se sente confortável em ficar longe de casa por um período determinado.

Uma dica interessante é observar a independência do seu filho e a capacidade de cuidar de si mesmo em situações cotidianas, como arrumar a própria mala, seguir regras e horários e resolver problemas simples.

Em caso positivo, prepare seu filho para a experiência. Busque incentivá-lo a aprender sobre o destino do intercâmbio, sua cultura e costumes. Isso pode ajudá-lo a se sentir mais confiante e preparado para a viagem.

Por fim, e não menos importante, entre em contato com a instituição responsável pelo intercâmbio para obter informações detalhadas sobre o programa, incluindo a infraestrutura, atividades oferecidas, supervisão dos participantes e medidas de segurança.

Em outras palavras, certifique-se de que a instituição está preparada para lidar com crianças e se oferece suporte adequado aos participantes durante toda a experiência.

Adolescência (13-17 anos)

Durante a adolescência, os jovens estão em um período de desenvolvimento pessoal e estão mais abertos a novas experiências. 

Um intercâmbio durante essa fase pode proporcionar uma imersão cultural significativa, o desenvolvimento de habilidades sociais e de autoconfiança, além de ampliar a visão de mundo do adolescente.

Em contrapartida, ainda que muitos adolescentes estejam prontos para enfrentar os desafios de viver longe de casa e adaptar-se a uma nova cultura, alguns podem sentir-se inseguros ou despreparados para lidar com a responsabilidade de cuidar de si mesmos em um ambiente estrangeiro.

Enfim, para determinar se seu filho está preparado para fazer um intercâmbio, é importante considerar não apenas a idade, mas também sua maturidade emocional, independência, capacidade de se adaptar a novas situações e seu interesse genuíno em explorar uma cultura diferente. 

Ter conversas abertas e honestas com seu filho sobre suas expectativas, preocupações e objetivos em relação ao intercâmbio pode ajudar a tomar uma decisão informada e prepará-lo para essa experiência única.

E aí, gostou de saber com quantos anos pode fazer intercâmbio? Então, continue acompanhando o Guia da Criança no site e no Instagram para não perder nenhum detalhe que impacta diretamente na vida do seu filho.

Avatar

Escrito por

Matheus Azevedo

Matheus Azevedo é jornalista e escreve para sites como Guia do Gestor e Garagem360. Busca informações de qualidade para que o leitor tenha acesso aos melhores conteúdos sobre o desenvolvimento infantil.

Moro em São Paulo há mais de três anos, apaixonado pelo estado e procuro pelas melhores atrações para você curtir com o seu filho.