Se você procura por brincadeira de coordenação motora fina, chegou ao lugar certo. Aqui, separamos dicas que ajudam a criança a realizar movimentos delicados como escrever, abotoar a camisa, cortar, entre outros.
Para fazer as brincadeiras, você pode usar objetos do seu dia a dia como: canudos, cotonete e barbante.
Quer saber quais são essas atividades?
Então continue a leitura desse artigo e descubra quais são as melhores brincadeiras para coordenação motora fina.
Brincadeira de coordenação motora fina: confira as melhores!
Entre as principais brincadeiras de coordenação motora fina, destacam-se:
1- Livro sensorial
A primeira dica da nossa lista contém várias atividades como amarrar cadarço, abrir botão, puxar fita, entre outros.
O melhor é que o livro sensorial pode ser desenvolvido para várias idades. Assim, ele estimula habilidades que o pequeno precisa evoluir naquela fase da sua vida, incentivando, inclusive, a criatividade infantil.
2- Ligue os pontos
Uma atividade que a maioria das crianças gostam e estimula a coordenação motora fina é a de ligar os pontos.
Para colocá-la em prática, recomenda-se que você faça vários pontinhos em uma folha, de maneira que, quando a criança liga-los, irá formar um desenho. Pode ser um coração, uma casa ou animal.
Essa brincadeira ajuda a criança a fazer riscos com precisão.
Quer mais dicas de brincadeiras que estimulam a coordenação motora fina? Então, dê o play no vídeo abaixo e assista:
3- Cotonete no pote
Essa atividade não poderia ficar de fora da nossa lista de brincadeira de coordenação motora fina. Afinal, ela é uma ótima opção para bebês. Nela, você vai precisar de um pote com cotonetes e outro vazio.
Posteriormente, peça para o bebê colocar e tirar os cotonetes de um pote e passar para o outro. Ensine ele a fazer isso, tirando um cotonete por vez.
4- Post It no papel contact
Outra opção de atividade para os bebês é colar post-it em um papel contact. É uma brincadeira bem simples, mas que ajuda muito o seu filho a fazer o movimento de pinça com os dedinhos. Isso ajuda, inclusive, a recortar e escrever.
Leia também: Brincadeiras com papel: inspire-se com 7 dicas
5- Apagando a lousa
Para essa atividade, faça um desenho de giz em uma lousa. Depois, peça para a criança apagar o desenho, passando o pincel por cima dos seus traços.
6- Varal de fitas
Nessa atividade, fala um varal com barbante. Depois, pregue várias fitas com os pregadores no varal.
O objetivo é fazer com que o seu filho tire e coloque as fitas dos pregadores.
7- Colar de canudos
Já pensou em fazer um colar de canudos? Os pequenos vão se divertir com essa atividade.
Aqui, você só precisa cortar os canudos em pedaços pequenos e pedir para o seu filho passar um barbante por dentro dos canudos, formando um colar.
8- Separando os grãos
Nessa atividade, você só vai precisar de alguns grãos que você tiver em casa. Misture eles em um pote grande. Pode ser milho, feijão e grão de bico.
Depois, peça para a criança separar esses grãos. Dê a ela um pote para cada tipo de grão. Você pode dar um pote azul para ela colocar o feijão, um pote amarelo para colocar o grão de bico e um pote rosa para colocar o milho.
9- Esculturas com Massinha
Proporcione diferentes cores de massinha e encoraje a criança a criar esculturas, utilizando movimentos precisos para moldar pequenos detalhes.
10- Atividade de Recorte e Colagem
Forneça revistas, papéis coloridos e tesouras seguras. A criança pode praticar suas habilidades de recorte e colagem, criando colagens temáticas ou simplesmente explorando formas.
11- Pintura com Algodão
Utilize pinças ou os dedos da criança para segurar pedaços de algodão. Mergulhe o algodão em tinta e, em seguida, pressione-o sobre o papel para criar padrões e texturas, promovendo o controle preciso dos movimentos.
12- Enfiar Contas em Cordões
Forneça contas coloridas e cordões. A criança pode praticar enfiar as contas no cordão, aprimorando a destreza manual e a coordenação olho-mão.
13- Labirinto de Linhas
Desenhe linhas labirínticas em uma folha de papel. A criança pode seguir as linhas com um lápis ou caneta, desenvolvendo a coordenação motora fina e a precisão do movimento.
Como vimos acima, as crianças aprendem brincando. Por isso é tão importante que você estimule os pequenos com as brincadeiras certas. Assim, você alcança o objetivo desejado com mais facilidade, ok?
Agora que já te mostramos as principais atividades para estimular a coordenação motora fina, é você escolher uma é se divertir com seu filho.
Gostou da nossa lista de brincadeira de coordenação motora fina?
Então, que tal conhecer atividades ao ar livre para aproveitar com o seu filho? Vale a pena conferir nossas sugestões.