As atividades sensoriais para bebês envolvem diferentes estímulos, como cores, texturas e sons, que auxiliam no desenvolvimento do cérebro do pequeno. Isso pode contribuir para o fortalecimento da cognição, promovendo a curiosidade e a exploração.
Muitas atividades sensoriais requerem movimento e manipulação de objetos, o que contribui para o desenvolvimento motor do bebê. Mexer com diferentes texturas, agarrar objetos e explorar o ambiente ao redor são formas de aprimorar habilidades motoras finas e grossas.
Se você quer trazer esses benefícios para o seu filho, continue lendo este artigo. A seguir, separamos diversas brincadeiras sensoriais para as crianças.
Atividades sensoriais para bebês: confira as melhores alternativas
- Garrafa Sensorial
- Algodão no Papel Contact
- Conhecendo os aromas
- Quadro Sensorial
- Alimentos novos
- Caixa dos tesouros
- Bolsa Sensorial
1- Garrafa Sensorial
Vamos iniciar a nossa lista de atividades com a garrafa sensorial. Ela é bem simples de fazer e consegue estimular vários sentidos nos bebês.
Você vai precisar de uma garrafinha pet, brinquedos pequenos e coloridos que caibam dentro da garrafa. Pode ser miçangas, bolinhas, brinquedos em miniaturas ou até mesmo grãos de arroz, feijão e milho.
Ao colocar esses objetos dentro da garrafa, ela vira um chocalho e a diversão é garantida com os bebês. Eles ficam observando o que tem dentro e ouvindo o barulho.
Um detalhe importante é sempre verificar se a garrafa está realmente bem fechada para evitar que a criança coloque na boca os objetos que estão dentro da garrafa.
2- Algodão no Papel Contact
Outra atividade sensorial que chama bastante atenção dos bebês é o algodão no papel contact.
Para isso, você vai precisar de algumas bolinhas de algodão colorido e uma folha de papel contact.
Em seguida, grude o papel contact na parede com durex, deixando o lado adesivo para fora. Dessa forma, a criança irá conseguir grudar as bolinhas de algodão no papel.
Uma dica é aproveitar o momento para ensinar as cores para a criança ou mesmo a quantidade, de acordo com as bolinhas que vai grudando.
3- Conhecendo os aromas
Canva
Essa atividade é indicada para bebês que estejam por volta dos 10 meses de vida. Você só vai precisar de alguns objetos com aromas diferentes.
Passe o objeto próximo ao nariz do bebê e observe a sua reação. Eles geralmente demonstram reações diferentes com cheiros variados por volta dos 9 meses de vida.
4- Quadro Sensorial
Essa é uma das melhores atividades sensoriais para bebês, uma vez que ajuda a estimular o tato dos pequenos.
Felizmente, você consegue encontrar várias opções no mercado, sendo uma ótima opção de presente para crianças. E, caso prefira, você pode fazer o seu próprio quadro.
Para isso, você vai precisar de uma base, que pode ser um quadro ou um papelão, por exemplo. Depois, é só usar a criatividade para montar.
Você pode colar pedaços de panos com texturas diferentes, tampinhas de garrafa, esponjas, zíper, velcro entre outros.
5- Alimentos novos
Canva
Se seu filho já iniciou a introdução alimentar, essa atividade é uma opção de animação.
Escolha alguns alimentos que o bebê ainda não tenha experimentado e apresente-o para a criança. Fale o nome do alimento, mostre a textura, o cheiro. Deixe seu filho pegar o alimento e explorá-lo antes de comer.
6- Caixa dos tesouros
Para fazer a caixa dos tesouros você vai precisar de uma caixa, cesto ou até mesmo uma gaveta.
Depois, é só enchê-la com vários objetos diferentes. Escolha itens com cores, materiais, pesos, odores e texturas diferentes. Podem ser brinquedos da criança, colheres, tampa de vasilhas, tecidos, entre outros.
Essa atividade ajuda a estimular vários sentidos nos bebês como a coordenação motora e cognitiva, por exemplo.
No vídeo abaixo, Flavia Calina ensina como montar um cesto dos tesouros para os bebês. Assista.
7- Bolsa Sensorial
Para fechar a nossa lista vamos falar sobre a bolsa sensorial. Para fazê-la você vai precisar utilizar bolsas de congelação, tipo ziploc.
Depois, você pode usar a imaginação para fazer a bolsinha É só colocar dentro do ziploc glitter, gel, corante alimentício, entre outros.
Assista o vídeo abaixo e aprenda como fazer a bolsa sensorial.
É importante adaptar as atividades sensoriais para bebês de acordo com a idade e as preferências individuais do recém-nascido, garantindo que sejam seguras e apropriadas para o estágio de desenvolvimento em que se encontram atualmente, combinado?
Confira também: Melhores brinquedos para bebês: dicas para todos os bolsos