Antes de viajar com uma criança ou ir visitar os avós, é importante que você saiba se pode levar bebê no colo no carro. Esse conhecimento é primordial, uma vez que ele está relacionado à segurança do seu filho.

Logo abaixo, o Guia da Criança explica o que diz a lei. Acompanhe!

Pode levar bebê no colo no carro? 

Não. Crianças com menos de 10 anos devem usar o equipamento de retenção de acordo com a idade dele e o seu peso. Essas regras foram definidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). 

É importante dizer que as orientações devem ser aplicadas não só em trajetos longos, mas também em curtos percursos.

Isso significa que passeios dentro da cidade, como uma visita na casa da avó ou uma ida a escolinha, também exigem que a criança use o equipamento de retenção de acordo com a idade. 

Além disso, nunca é demais lembrar que esse equipamento não exclui a necessidade das crianças viajarem no banco traseiro, combinado? 

Leia também:

Qual o valor da multa por falta de cadeirinha?

O condutor que não seguir as regras da Lei da Cadeirinha comete uma infração gravíssima. Isso resulta em uma multa de R$ 293,47 (ou mais) e perda de 7 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Uma vez que você já sabe que não pode levar bebê no colo no carro e qual é a multa pelo descumprimento dessa medida, confira, no próximo tópico, qual é a cadeirinha certa para cada idade. Acompanhe!

Qual idade para cada tipo de cadeirinha?

De acordo com o Contran, o tipo de cadeirinha varia de acordo com a idade e o peso da criança. Veja os principais modelos:

  • Até 1 ano de idade ou 13 kg: bebê conforto
  • Entre 1 e 4 anos ou entre 9 kg e 18 kg: cadeirinha;
  • Entre 4 e 7 anos ou menos de 1,45 m de altura: assento de elevação;
  • Entre 7 anos e 10 anos ou menos de 1,45 m de altura: assento de elevação e cinto de segurança;

Crianças acima de 10 anos ou mais de 1,45 m de altura estão aptas a usarem qualquer assento, tanto o dianteiro quanto o traseiro. Porém, em ambos os casos, o cinto de segurança continua obrigatório. 

O que analisar ao escolher o dispositivo de retenção para a criança? 

O primeiro passo é escolher o modelo que esteja adequado à idade, peso e altura do seu filho. 

Posteriormente, recomenda-se que você confira se o modelo escolhido está de acordo com as normas exigidas pelas autoridades competentes. 

Outra dica importante é dar preferência para marcas que tenham credibilidade no mercado, como a Burigotto e a Cosco Kids. Assim, você garante que o seu filho uso um produto de confiança. 

Agora que você já sabe que não pode levar bebê no colo no carro, continue acompanhando o Guia da Criança no site e nas redes sociais. Diariamente, compartilhamos diversas dicas que influenciam na segurança do seu filho. 

Leia também: Cadeirinha Cosco Progress: análise e preço!

Avatar

Escrito por

Matheus Azevedo

Matheus Azevedo é jornalista e escreve para sites como Guia do Gestor e Garagem360. Busca informações de qualidade para que o leitor tenha acesso aos melhores conteúdos sobre o desenvolvimento infantil.

Moro em São Paulo há mais de três anos, apaixonado pelo estado e procuro pelas melhores atrações para você curtir com o seu filho.