Como organizar o guarda-roupa de um bebê pode parecer uma tarefa desafiadora, especialmente para pais de primeira viagem. Afinal, é preciso garantir que o espaço esteja arrumado e organizado de maneira eficiente, para que você encontre as roupas e acessórios da criança com facilidade.
Ademais, manter o guarda-roupa organizado contribui para aumentar a vida útil das roupas e evita a compra de itens desnecessários.
Ficou curioso?
Então, continue a leitura e aprenda dicas práticas e simples para organizar o guarda-roupa do seu filho.
Boa leitura!
Quais são os cuidados antes de começar a organização?
Antes de organizar as roupinhas do bebê no guarda roupa é preciso ter alguns cuidados. Afinal, os pequenos têm uma pele muito sensível.
Dito isso, higienize as peças que a criança terá contato. Em paralelo, limpe os móveis onde as roupas serão guardadas.
Para esse processo, recomendamos que você use sabão de coco ou um sabão específico para roupas de bebês. Dê preferência ao hipoalergênico, que não causa alergias ou irritações na pele.
Outra dica é passar todas as roupinhas do bebê com ferro quente. Dessa maneira, você elimina bactérias e fungos que tenham resistido ao processo de lavagem. Além disso, roupinhas amassadas podem incomodar a criança.
Por fim, redobre a atenção com os móveis. Aqui, você deve fazer a limpeza com um pano umedecido com vinagre branco. Caso prefira, você pode usar algum produto que seja específico para a higienização.
Uma vez que você já sabe o que fazer com as peças e móveis da criança, é hora de descobrir como organizar o guarda-roupa do bebê. Confira, a seguir, algumas orientações práticas e didáticas.
Leia também:
- Como decorar quarto de bebê? Conheça 8 estilos e 13 dicas!
- Qual o melhor shampoo para lavar o cabelo do bebê? Top 5!
- Como dobrar roupas de bebê? Passo a passo completo!
Como organizar guarda-roupa de bebê?
Aprender como organizar guarda-roupa de bebê envolve o conhecimento de diversas etapas, tais como: separar as roupas por frequência de uso, organizar as peças por tamanho, guardar primeiro os itens maiores, organizar as gavetas e prateleiras.
Tal processo é essencial para facilitar o acesso às peças de roupas e mantê-las sempre limpas.
A seguir, você confere todas as orientações. Vamos a elas!
1- Separe as roupas por frequência de uso
O primeiro passo é separar as peças de acordo com os itens que a criança mais usa no dia a dia. Para isso, faça três pilhas diferentes de roupas, que devem ser organizadas da seguinte forma:
- Coloque todas as peças que a criança usa diariamente;
- Empilhe as roupinhas que o bebê não usa com frequência, como os itens para festa;
- Adicione as peças com pouco uso, como os cobertores, toalhas extras e casacos grossos.
Fonte: Pinterest
2- Organize as peças por tamanho
Agora, organize as peças que estão na pilha de roupas de acordo com o tamanho.
Neste momento, recomendamos que você coloque os itens do menor para o maior. Assim, você evita que uma roupinha fique pequena com o passar do tempo.
Outro ponto positivo dessa ação é que o momento da troca fica mais ágil, pois você não precisa ficar procurando pela peça que é mais adequada para o seu filho.
Fonte: Pinterest
3- Guarde os itens maiores primeiro
Agora, organize as peças maiores. Opte pela parte de cima, uma vez que elas têm mais espaço e são pouco utilizadas.
De maneira geral, estes são os itens mais indicados para guardar na parte superior do guarda-roupa:
- Malas;
- Cobertores;
- Acessórios do carrinho de bebê;
- Cadeirinhas;
- Itens que ainda não estão em uso,
- Entre outros.
E, para guardar peças de tecido como casacos, mantas e coberturas, lembre-se de usar organizadoras com tampa ou sacos à vácuo. Isso evita acúmulo de poeira e mofo.
4- Pendure as roupas no cabideiro
Reserve o cabideiro para os itens que não podem ser dobrados ou aqueles que são mais difíceis de passar.
Para as meninas, o ideal é usar esse espaço para guardar os vestidos, sobretudo, os de festas, que são mais volumosos.
Já para os meninos, use o cabideiro para guardar as camisas e casacos.
Por fim, coloque as roupinhas por tamanho no cabideiro, pois isso contribui para a organização e facilita na hora da escolha das peças.
Fonte: Canva
5- Arrume as roupas nas gavetas
As gavetas do guarda roupa são ótimas opções para colocar os itens que o bebê usa com maior frequência, pois permitem um acesso mais fácil.
Aqui, a nossa dica é colocar roupinhas, como:
- Meias;
- Calcinhas;
- Cuecas;
- Touquinhas;
- Luvinhas;
- Paninhos.
Fonte: Canva
6- Rotule as seções
Foto: Alê Braga
Rotular as seções do guarda-roupa ajuda a manter a organização e facilita a localização dos itens. Use etiquetas visíveis e duráveis para identificar cada seção, como “Meias”, “Calças”, “Bodys”, etc.
7- Mantenha um estoque adequado
Evite acumular roupas em excesso. Tenha um estoque adequado de roupas, levando em consideração o crescimento rápido do bebê. Alguns pontos a considerar:
- Roupas de Substituição: Mantenha um número razoável de roupas de cada tipo e tamanho para garantir que você tenha opções disponíveis;
- Roupas em Excesso: Se você tiver roupas demais, considere doar as que não foram usadas ou que estão em boas condições, mas que seu bebê não usará mais.
8- Mantenha a ordem regularmente
Foto: Canva
A organização não é uma tarefa única; é um processo contínuo. Mantenha o guarda-roupa do bebê em ordem para facilitar no dia a dia.
Reserve um tempo toda semana para verificar e organizar as roupas. Isso ajuda a manter a ordem e a identificar itens que precisam ser trocados ou doados.
Outra dica é, à medida que seu bebê cresce, ajuste o guarda-roupa para acomodar novos tamanhos e estações. Mantenha roupas que se ajustem ao crescimento e remova as que não são mais necessárias.
9- Envolve a família na organização
A organização do guarda-roupa do bebê pode ser uma tarefa compartilhada. Envolva outros membros da família para ajudar na organização e manutenção do guarda-roupa. Ensine-os sobre o sistema de organização para garantir que todos saibam onde as coisas estão e como manter a ordem.
10- Organize as prateleiras
Por fim, é o momento de organizar as prateleiras. Nelas, você pode guardar objetos variados.
Por exemplo: use caixas transparentes sem tampa para colocar os produtos de higiene da criança, como loções, talco, pomadas, entre outros.
Adicionalmente, use as prateleiras para guardar os lençóis, cobertores, toalhas, e peças mais volumosas.
Fonte: Pinterest
Esperamos que, até aqui, você tenha entendido tudo sobre como organizar guarda-roupa de bebê. A princípio, essa tarefa pode ser desafiadora, mas, aos poucos, você perceberá que ela é mais simples do que parece.
Dica do guia da criança
Após descobrir como organizar guarda-roupa de bebê, conheça os melhores sites para comprar roupas de bebê e renove o guarda-roupa do seu filho.