Como ensinar criança a andar de bicicleta é um dos maiores desafios dos pais. Afinal, esse processo não ocorre da noite para o dia. 

É necessário ter cautela, escolher um local adequado, comprar acessórios para proteger a criança e dar instruções claras para os filhos. A junção desses fatores pode ser determinante para o aprendizado do pequeno.

Diante de tantas dificuldades, muitos pais têm dúvidas de como ensinar a criança a andar de bicicleta. Para início de conversa, a presença, a paciência e a confiança são a base para que os pequenos aprendam a pedalar de forma equilibrada e sem traumas.

Quer descobrir como facilitar esse processo?

Então, continue a leitura e descubra como ajudar seu filho nessa importante fase. 

Quais são os primeiros passos? 

Canva

Antes de ensinar a criança a andar de bicicleta, é muito importante que ela tenha treinado bastante em velotrois. Afinal, esse brinquedo garante mais estabilidade e segurança para os pequenos. 

Depois, procure adquirir uma bicicleta de boa qualidade e de acordo com a idade da criança. Em paralelo, compre joelheiras, cotoveleiras, capacete e luvas e proteção

Esses acessórios são importante porque nunca é demais lembrar que a criança estará em fase de aprendizagem, então as quedas são inevitáveis. 

Outra dica importante é escolher um local calmo e seguro, sem trânsito de automóveis e pessoas. Assim, a criança se concentra somente naquela tarefa. 

Além disso, tenha em mente que, no início, muitas crianças têm medo. Por isso, os pais devem ensinar o filho a andar de bicicleta ou escolher uma pessoa que a criança se sinta confortável e que transmita confiança, combinado?

Como ensinar criança a andar de bicicleta? 

Canva

Descobrir como ensinar crianças a andar de bicicleta pode parecer desafiador. Contudo, esse processo é mais simples do que parece, especialmente para os pais que têm paciência e dedicação para acompanhar a evolução do pequeno. 

Observe se o seu filho está preparado 

Crianças muito pequenas geralmente têm dificuldade em girar os pedais. Devido a esse fator, a maioria delas começam a andar de bicicleta na faixa dos 4 anos de idade. 

Mas cada criança tem as suas particularidades. Por isso, deve-se observar o comportamento do seu filho.

Veja, por exemplo, se ele tem interesse pela bicicleta, se tem medo de arriscar, entre outras características. Dessa forma, saberá qual é o momento ideal do pequeno aprender a andar de bicicleta. 

Uma dica interessante é mostrar outras crianças pedalando. Essa simples atitude pode estimulá-lo bastante nessa missão.

Quer saber mais? Assista este vídeo e aprenda como ensinar criança a andar de bicicleta. É só dar o play:

Compre a bicicleta certa 

O tamanho da bicicleta é muito importante para ajudar no aprendizado. Por isso, certifique-se se ela está adequada para o tamanho do seu filho. 

A melhor bicicleta é aquela que a criança consegue tocar com a planta do pé no chão enquanto estiver sentada na banco da bike. Assim, ele terá muito mais confiança e o período de aprendizado se tornará muito mais fácil. 

Escolha um local adequado 

O local para as primeiras aulas é super importante para ajudar o seu filho. Escolha um ambiente tranquilo, com poucas pessoas circulando e sem a presença de automóveis. 

O melhor terreno para começar a pedalar é o asfalto, Dê preferência para terrenos lisos e sem buracos. Assim, a criança vai ter um impulso mais fácil. 

Dê instruções claras e apoie seu filho 

Não se assuste caso o seu filho pedale em sentido anti horário. Isso ocorre porque as crianças acham essa alternativa mais fácil.

Neste momento, você não deve se estressar. O mais indicado é explicar como elas devem pedalar corretamente. Com calma, mostre a forma correta de pedalar para o seu filho. 

Com seu incentivo, ela vai querer tentar e terá mais força de vontade para não desistir. 

Lembre-se de apoiar o pequeno nas primeiras tentativas. Segure a criança na bicicleta por debaixo das axilas, dando um suporte para o aluno. 

Conforme ele vai pedalando, solte a bicicleta aos pouco, mas sempre preparado para segurá-la caso precise. 

Aqui, vale um alerta importante: nunca solte a criança sem avisá-la. Você deve contar até três antes de soltar a bicicleta. 

Em um primeiro momento, essa dica pode parecer óbvia, mas ajuda a criança a ter mais confiança no professor. 

Incentive a criança a pedalar sozinha 

Assim que a criança estiver preparada para pedalar sozinha e entendendo como funciona o movimento para a bicicleta andar, você deve deixá-lo andar por conta própria.

Para isso, ajude o seu filho a posicionar o pé dominante na posição de 2h no pedal. 

Depois, incentive a criança a empurrar o pedal com força. Aos poucos, ela fará o movimento de pedalar. 

Esse processo pode levar um bom tempo. Então, tenha calma e busque formas de melhorar a autoestima do seu filho. 

Volte ao tempo: você se lembra quando aprendeu a dirigir carro ou moto? Provavelmente, o início não foi fácil. A criança tem a mesma sensação quando sobe na bicicleta pela primeira vez. 

Portanto, incentive o pequeno e nunca desista do objetivo. 

Ensine como frear 

Um jeito mais fácil de ensinar a criança a frear é ela estando fora da bicicleta. Peça seu filho para andar do lado da bicicleta e puxar o freio e ver o resultado. 

Nesse processo, mostre que não se deve puxar o freio bruscamente, ensinando o pequeno a frear devagar. 

Após ele entender como frear devagar, coloque-o novamente na bicicleta e, enquanto pedala, peça para ir freando. Lembre-se de ficar ao lado dele caso precise segurá-lo, pois eles esquecem e costumam frear rapidamente. 

Quer saber mais? Assista:

Já sei como ensinar criança a andar de bicicleta, e agora? 

O próximo passo é colocar o aprendizado em prática e começar agora mesmo com as aulas. Porém, caso tenha achado esse processo difícil, considere fazer uma atividade mais tranquila, como soltar pipa

Vanessa Pereira

Escrito por

Vanessa Pereira

Sou especialista em produção de conteúdo, com mais de quatro anos de experiência no mercado. Produzo artigos de alta qualidade e credibilidade, sempre priorizando fontes e instituições confiáveis sobre o tema. Além disso, participo de cursos, workshops e conferências sobre a área, como uma maneira de me manter em constante aprendizado.