As brincadeiras sensoriais ajudam o pequeno a descobrir o mundo e ter contato com várias texturas diferentes, temperaturas, formas, entre outros.

É fato que as crianças aprendem mais quando tem contato com vários sentidos ao mesmo tempo. Esses estímulos ajudam no desenvolvimento cognitivo, social, linguístico e até emocional dos pequenos.

O mais interessante é que, para isso, você pode usar objetos do seu próprio dia a dia para transformar em brincadeiras e oferecer às crianças. Por exemplo: procure por itens seguros, que vão estimular o paladar, o olfato e o tato dos pequenos. 

Desde o nascimento até os 5 anos, ocorre a chamada mente adsorvente. É nessa época que as crianças absorvem tudo ao seu redor. Elas têm uma grande capacidade de aprendizagem porque o cérebro delas nessa fase capta vários estímulos ao mesmo tempo sem perceber. 

Tendo isso em mente é bom apresentar às crianças, desde cedo, aos estímulos sensoriais. Eles serão usados como ferramentas mentais para os pequenos usarem no futuro.

Afinal, as crianças precisam de espaço para brincar, se movimentar e explorar os objetos sozinhas. 

Ficou curioso?

Continue a leitura desse artigo e descubra as principais informações sobre brincadeiras sensoriais. 

O que são brincadeiras sensoriais? 

Canva

As brincadeiras sensoriais são atividades lúdicas na qual as crianças brincam e, ao mesmo tempo, são estimuladas em diversos sentidos, como o olfato, o tato, a audição, a visão e o paladar. 

Essas dinâmicas estimulam a criatividade e ajudam a criança a aprender melhor. Além de melhorar o desenvolvimento cognitivo, social, linguístico e emocional. 

Quer saber mais? Assista:

Quais são as melhores brincadeiras sensoriais? 

Canva

A partir de agora, vamos listar quais são as melhores brincadeiras sensoriais para você fazer as crianças. 

1- Pisando em tintas 

Essa é uma ótima opção de atividade para fazer com o bebês. Porém, as crianças mais velhas, de até os quatro anos, também costumam gostar. 

Para colocá-la em prática, pingue algumas gotas de tintas de cores diferentes, sobre uma cartolina branca. Após isso, coloque a cartolina dentro de um saco transparente. Grude o saco no chão. Prefira materiais com ziper para ficar mais prático.

Em seguida, incentive o bebê a pisar sobre o saco esmagando as gotinhas de tinta. Isso vai fazer com as tintas se misturem sobre o plástico. Se o bebê preferir, deixe-o explorar com as mãozinhas também, combinado?

2- Carimbos naturais 

Essa é uma brincadeira fácil de preparar e que vai deixar as crianças bem animadas. Pegue alguns legumes ou frutas que tiver em casa como maçã, cenoura, batata. Pode ser o que achar mais fácil. 

Posteriormente, com a ajuda de um cortador de biscoitos, faça carimbos naturais. Se não tiver o cortador, faça você mesmo algumas formas como coração, estrela, círculo, entre outros. 

Use tintas com cores diferentes para que as crianças possam carimbar e criar seus desenhos. Essa brincadeira fará com que os pequenos explorarem diferentes formas e texturas. 

3- Cesto desafiador

O cesto desafiador é uma brincadeira sensorial ideal para os bebês. Primeiro, você vai precisar de um cesto de roupas de plástico. Separe alguns objetos com cores, texturas e tamanhos diferentes. Em seguida, coloque eles dentro do cesto.

Após essa etapa, pegue um fio de malha e passe por toda a parte de cima do cesto, fazendo como se fosse uma cama de gato. Deixe alguns espaços para que o bebê posso colocar suas mãos. 

Depois, ofereça o cesto ao bebê. Deixe que ele tentar pegar os objetos que estão dentro do cesto e explorá-los. Essa atividade estimula a curiosidade e coordenação motora da criança.

4- Achando frutas na gelatina

Aos três anos, as crianças adoram descobrir cores, sabores e texturas novas. Essa é uma atividade que ajuda nesse desenvolvimento e, de quebra, vai prender a atenção dos pequenos. 

Separe uma tigela grande de gelatina. Em seguida, escolha algumas frutas que tiver em casa como morango, maçã e uva. Agora, pique elas em cubinhos. Logo após, você deve colocar essas frutas na gelatina e levar para gelar. 

Quando a gelatina já estiver pronta, você oferece ela ao seu filho. O próximo passo é deixar o pequeno explorar a gelatina. Na dinâmica, ele irá encontrar as frutas escondidas dentro dela e experimentar o sabor. 

5- Livro sensorial 

Pinterest

O livro sensorial, geralmente é feito em feltro. Seu objetivo é estimular a coordenação motora fina das crianças e bebês. Cada página do livro contém atividades diferentes, com várias textura e cores. 

O mais interessante é que ele pode ser feito de acordo com a idade do seu filho. Podendo assim ter atividades específicas para ele.

Por exemplo, se for um bebê, irá ter mais texturas e cores. Agora se for uma criança maior pode conter o alfabeto, amarração de sapato, números entre outros. 

Aliás, essa é, sem dúvidas, uma das melhores brincadeiras para estimular a criatividade infantil

Gostou da nossa lista de brincadeiras sensoriais? 

Que tal conhecer algumas brincadeiras com alfabeto para estimular ainda mais o aprendizado infantil? Vale a pena conferir!

Vanessa Pereira

Escrito por

Vanessa Pereira

Sou especialista em produção de conteúdo, com mais de quatro anos de experiência no mercado. Produzo artigos de alta qualidade e credibilidade, sempre priorizando fontes e instituições confiáveis sobre o tema. Além disso, participo de cursos, workshops e conferências sobre a área, como uma maneira de me manter em constante aprendizado.