Brincadeiras para dias de sol são perfeitas para o seu filho ter momentos de diversão e interação fora do ambiente doméstico. Elas proporcionam inúmeros benefícios para o desenvolvimento físico, mental e social dos pequenos. 

E o melhor de tudo: essa diversão pode ocorrer em qualquer lugar, seja no parque, na praia, no quintal de casa ou em outros espaços abertos. 

Ao sair de casa, os pequenos têm a oportunidade de explorar novos cenários, estimular a imaginação e desenvolver habilidades motoras. Além disso, o contato com a natureza e com outras crianças favorece o aprendizado, a sociabilidade e a criatividade. 

Dessa forma, ele obtém um momento valioso para se desconectar dos dispositivos eletrônicos e ter um contato mais próximo com o mundo real.

Neste artigo, vamos apresentar uma seleção de brincadeiras para dias de sol que vão garantir a diversão e o entretenimento das crianças. Desde jogos clássicos até atividades mais criativas, você encontrará opções para todas as idades e gostos. Prepare-se para descobrir novas maneiras de se divertir ao ar livre e inspire-se para criar momentos inesquecíveis com os pequenos. Vamos lá?

Brincadeiras para dias de sol: inspire-se nestas dicas! 

A seguir, confira as melhores brincadeiras para dias de sol: 

  • Pintura com água;
  • Afunda ou boia;
  • Fazendo picolé;
  • Guerrinha de seringa de água; 
  • Acerte o alvo;
  • Slime; 
  • Pipa. 

Pintura com água 

Pinterest

Essa é uma brincadeira super divertida e que agrada tanto os pequenos quanto os pais, já que essa pintura não faz nenhuma bagunça. Para ela você só precisa de uma parede, um copo de água e pincel. 

Na prática, as crianças devem usar a parede como se fosse uma tela e fazer seus desenhos com a ajuda do pincel molhado. 

Afunda ou boia 

Pinterest

Essa é outra brincadeira que chama muito a atenção das crianças. Para realizar essa atividade, você vai precisar de uma bacia e alguns objetos com tamanhos e pesos diferentes. 

Para a atividade ficar ainda mais divertida, chame a criança para escolher esses objetos junto com você. Pode ser brinquedos, talheres, potes, galhos, pedras entre outros. 

Depois, encha a bacia com água e peça para o pequeno escolher um objeto e tentar adivinhar se ele boia ou afunda, após ser colocado na água. 

Fazendo picolé 

Pinterest

Tem coisa melhor que fazer picolé em dias de Sol? As crianças amam, não é mesmo? Agora, imagine quando os pequenos colocam a mão na massa. Sem dúvidas, essa atividade fica ainda mais divertida. 

Para tirar essa ideia do papel, você vai precisar de algumas forminhas de picolé. Entretanto, se não tiver esse material, pode usar copos de palitinho, forminhas de gelo ou até mesmo forminhas de silicone. 

Uma dica de ouro é usar sucos naturais para fazer os picolés das crianças. Você também pode fazer essa delícia com água de coco e colocar alguns pedaços de frutas como morango, kiwi, manga ou uva. 

Guerrinha de seringa de água 

Essa é uma brincadeira super animada para as crianças gastarem bastante energia. Nela, você vai precisar de um balde com água e seringas – sem agulha. 

Depois, separe os baldes e coloque corantes de cores diferentes em cada um. Em seguida, adicione uma camisa branca velha nas crianças. 

Acerte o alvo  

Para começar essa atividade, você vai precisar de um giz para desenhar o alvo em uma parede. Depois, pegue uma bacia de água e uma esponja. Pronto, a brincadeira já pode começar. 

Aqui, a criança deve acertar o alvo com a esponja. Como ela estará cheia de água, quando bater na parede fará uma marca. Assim, vocês visualizam com mais clareza o local atingido pela esponja, o que ajuda a calcular os pontos de cada jogador. 

Slime 

Brincar com slime em dias de sol é uma atividade bastante divertida. Ela é basicamente uma massa maleável que proporciona uma experiência sensorial única para as crianças. 

Ao se envolverem com a slime, os pequenos exploram diferentes texturas, cores e formas, além de estimularem a criatividade e a imaginação.

Nos dias de sol, brincar com slime ao ar livre traz benefícios adicionais. 

O contato com a natureza e a exposição à luz solar melhoram o humor das crianças, reduzem o estresse e aumentam a sensação de bem-estar. 

Pipa 

Soltar pipa é uma atividade que envolve movimento e exercício físico. Correr, puxar a linha e controlar o brinquedo estimula a coordenação motora e fortalece os músculos, especialmente os dos braços e das pernas. Isso contribui para o desenvolvimento físico saudável das crianças.

E aí, gostou das nossas dicas de brincadeiras para dias de sol? Porém, antes de sair com os seus filhos e alunos, é fundamental ter atenção com as altas temperaturas. 

Por isso, trouxemos algumas dicas para que você aprenda como cuidar dos pequenos ao ar livre. Acompanhe no próximo tópico! 

Como cuidar de crianças no sol? 

Estas são as principais dicas para cuidar de crianças no sol: 

  • Use protetor solar: antes de iniciar qualquer atividade ao ar livre, aplique generosamente protetor solar em todas as áreas expostas da pele. Certifique-se de escolher um protetor solar com um fator de proteção solar (FPS) adequado para a idade e tipo de pele. Reaplique a cada duas horas e depois de nadar ou suar excessivamente;
  • Escolha o horário adequado: evite o sol intenso do meio-dia, quando os raios UV são mais fortes. Prefira brincar ao ar livre nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde, quando o sol é mais suave. Isso reduz o risco de queimaduras solares e superaquecimento;
  • Use roupas de proteção: o look praia infantil e para os dias de sol deve ser com roupas leves e de cores claras, que cubram a maior parte do corpo. Chapéus de abas largas e óculos de sol também ajudam a proteger o rosto e os olhos do seu filho contra os temidos raios UV;
  • Mantenha-se hidratado: durante as brincadeiras ao sol, é fundamental se manter hidratado. Certifique-se de oferecer água regularmente às crianças e incentivar a ingestão de líquidos. Evite bebidas açucaradas ou cafeinadas, pois podem causar desidratação;
  • Encontre áreas de sombra: ao planejar brincadeiras ao ar livre, procure áreas sombreadas onde as crianças possam se abrigar do sol. Isso evita a exposição prolongada ao sol e reduz o risco de queimaduras solares.

Dica bônus:

Comprar uma piscina infantil pode ser um ótimo investimento para deixar as brincadeiras para dias de sol ainda mais divertida. Dito isso, leia nosso guia e aprenda como escolher a do seu filho.

Vanessa Pereira

Escrito por

Vanessa Pereira

Sou especialista em produção de conteúdo, com mais de quatro anos de experiência no mercado. Produzo artigos de alta qualidade e credibilidade, sempre priorizando fontes e instituições confiáveis sobre o tema. Além disso, participo de cursos, workshops e conferências sobre a área, como uma maneira de me manter em constante aprendizado.