Este guia traz diversas dicas de brincadeiras com música que ajudam a trabalhar a criatividade e a coordenação motora dos pequenos. Acompanhe e monte uma programação incrível para os seus alunos ou até mesmo para as crianças nas férias ou aos finais de semana.

Brincadeiras com música: confira as melhores opções

1. Estátua musical

Toque uma música animada e deixe as crianças dançarem. Quando a música parar, todos devem congelar como estátuas. Quem se mexer sai da rodada. A brincadeira continua até sobrar apenas uma criança.

Uma dica para incrementar é criar desafios, como pedir para as crianças fazerem poses temáticas, como super-heróis ou animais.

Leia também:

2. Completar a canção

Cante um trecho de uma música infantil conhecida, mas interrompa antes do final. A criança que conseguir completar a letra corretamente ganha pontos. A brincadeira pode ser feita individualmente ou em equipes.

3. Dança das cadeiras 

Foto: Canva

Essa é uma das melhores brincadeiras com música e uma das mais tradicionais da nossa lista. Para colocá-la em prática, disponha cadeiras em um círculo ou linha, sendo uma cadeira a menos do que o número de participantes.

Posteriormente, coloque uma música animada e peça para as crianças caminharem ou dançarem ao redor das cadeiras. Quando a canção parar, elas devem sentar-se rapidamente. Quem não conseguir, sai da rodada. Retire uma cadeira e continue até restar apenas uma criança.

4. Instrumentos improvisados

Convide as crianças a criar instrumentos musicais com objetos do cotidiano, como garrafas com grãos (chocalhos), panelas e colheres (tambor) ou elásticos em potes (cordofones). Depois, formem uma banda e toquem uma música juntos.

Quer mais dicas de brincadeiras com música? Assista ao vídeo abaixo:

5. Adivinhação musical

Toque pequenos trechos de músicas conhecidas. As crianças precisam identificar qual é a canção. Para aumentar o desafio, toque apenas o instrumental ou diminua o tempo do trecho.

Para facilitar para os pequenos, você pode escolher músicas de desenhos animados ou temas de filmes infantis ou mostrar imagens relacionadas à música para ajudar na identificação.

6. Cantar e dançar com coreografia

Foto: Canva

Para finalizar as nossas dicas de brincadeiras com música, recomenda-se que você escolha uma canção e crie uma coreografia simples. Depois, ensine os movimentos passo a passo e, em seguida, pratiquem juntos enquanto cantam. Entre as melhores canções, pode-se citar músicas como “Cabeça, Ombro, Joelho e Pé” são perfeitas para isso.

As brincadeiras com música são ferramentas valiosas para estimular o aprendizado e a diversão das crianças. Elas promovem o desenvolvimento integral dos pequenos, desde habilidades motoras até a criatividade. 

Leia também: Brincadeiras para crianças de 5 anos: dicas para casa e escola

Avatar

Escrito por

Matheus Azevedo

Matheus Azevedo é jornalista e escreve para sites como Guia do Gestor e Garagem360. Busca informações de qualidade para que o leitor tenha acesso aos melhores conteúdos sobre o desenvolvimento infantil.

Moro em São Paulo há mais de três anos, apaixonado pelo estado e procuro pelas melhores atrações para você curtir com o seu filho.