O Guia da Criança traz uma lista com diversas opções de atividade da consciência negra para educação infantil. A seguir, você confere alternativas para trabalhar o tema de forma prática e didática em sala de aula. Acompanhe!

Atividade da consciência negra para educação infantil: confira as melhores

1. Contação de histórias com personagens negros

Para iniciar a nossa lista de atividade da consciência negra para educação infantil, vamos falar sobre a contação de histórias com personagens negros.

O objetivo dessa atividade é introduzir histórias que valorizam a cultura e as tradições afro-brasileiras para os alunos, apresentando herois e heroínas negras que são inspiradas para as crianças.

Para isso, escolha livros infantis que tenham personagens negros e que contem histórias baseadas em culturas africanas ou afro-brasileiras.

Um exemplo é o livro “Menina Bonita do Laço de Fita” de Ana Maria Machado, que trata da valorização da beleza negra.

Após a leitura, incentive as crianças a conversar sobre os personagens e suas características positivas, reforçando o orgulho da cor da pele e dos cabelos.

Deixe que as crianças comentem suas percepções e elaborem desenhos sobre os personagens. Isso ajuda a fixar o aprendizado e permite que elas expressem suas ideias.

Leia também:

2. Roda de música afro-brasileira

Foto: Canva

Ao realizar essa atividade da consciência negra para educação infantil, você estará enriquecendo o repertório cultural das crianças com músicas que fazem parte da cultura afro-brasileira, desenvolvendo a escuta ativa e o respeito pelas tradições musicais.

Crie uma roda musical, tocando canções afro-brasileiras e músicas com instrumentos típicos, como o tambor e o pandeiro. Explique a origem dos instrumentos e suas importâncias culturais, e incentive as crianças a experimentar instrumentos feitos de maneira artesanal, como tambores feitos de latas.

Além disso, utilize canções folclóricas, como “Samba Lelê” e “Aquarela Brasileira” , e convide as crianças para dançar. A música facilita o aprendizado e incentiva a participação ativa.

3. Pintura e desenho com tintas naturais

Foto: Vanessa Silva

Nesta atividade, as crianças aprendem a valorizar a diversidade por meio da arte, utilizando tintas de várias tonalidades de pele e outros elementos que representam a diversidade racial.

Em uma atividade de pintura, apresente tintas nas cores que representam a diversidade de tons de pele e deixe as crianças explorarem essas cores para desenhar personagens, rostos ou figuras humanas. A ideia é que todos percebam a beleza das diferentes tonalidades e aprendam a respeitar as particularidades de cada pessoa.

Dica: Você pode criar tintas naturais com ingredientes como café (para tons marrons), beterraba (para tons avermelhados) e açafrão (para tons mais amarelados), ou que também pode introduzir nas crianças uma experiência sensorial.

4. Oficinas de confecção de bonecas abayomi

Foto: 

O objetivo desta atividade da consciência negra para educação infantil é ensinar o significado e a importância das bonecas Abayomi na cultura afro-brasileira, promovendo a acessibilidade e o orgulho da africanaidade ancestral.

As bonecas Abayomi são bonecas de pano, tradicionalmente feitas sem costura e usando apenas retalhos de tecido amarrado.

Explique às crianças que essas bonecas foram feitas por mulheres africanas para entreter e tranquilizar seus filhos durante a travessia para o Brasil.

Posteriormente, ajude as crianças a criarem suas próprias bonecas Abayomi, com pedaços de tecido preto e sem costura.

Enquanto as crianças se confeccionam como bonecas, converse sobre a importância da história e da resistência do povo negro. Isso ajuda a despertar o respeito e a compreensão sobre as tradições afro-brasileiras.

Veja o vídeo abaixo com o passo a passo de como fazer as bonecas Abayomi: 

5. Construção de mural com figuras e fotos de personalidades negras

Essa atividade tem como objetivo apresentar figuras negras importantes na história e na cultura, mostrando para as crianças que pessoas de diferentes etnias podem alcançar grandes feitos.

Crie um mural na sala de aula ou em um espaço visível, colocando fotos ou ilustrações de figuras históricas e culturais negras, como Zumbi dos Palmares, Machado de Assis, Pelé, e Conceição Evaristo. Use imagens que sejam acessíveis ao entendimento infantil e contenham brevemente a história de cada figura.

Incentive as crianças a acrescentarem aos desenhos murais próprios dessas figuras ou de pessoas negras que elas conhecem e admiram, incluindo membros da família, amigos ou professores.

6. Jogos de memória com figuras e elementos afro-brasileiros

O objetivo desta atividade da consciência negra para educação infantil é estimular a memória e o reconhecimento da cultura afro-brasileira de uma forma divertida e educativa.

Para isso, monte um jogo de memória com imagens de elementos da cultura afro-brasileira, como símbolos de orixás, penteados afro, roupas típicas, instrumentos musicais, entre outros. Ao encontrar um par, as crianças podem aprender mais sobre o elemento representado.

Para facilitar, utilize imagens claras e coloridas, e explique brevemente o significado de cada figura. Esse jogo pode ser feito com cartas de papelão decoradas manualmente com as crianças, envolvidas ainda mais na atividade.

Introduzir a Consciência Negra na educação infantil é essencial para formar cidadãos mais conscientes, respeitosos e empáticos.

As atividades propostas permitem que as crianças entendam e valorizem a diversidade, aprendendo desde cedo que a igualdade e o respeito são valores fundamentais. Ao criar esse contato desde a infância, ajudamos a construir um futuro mais inclusivo e justo para todos.

E aí, gostou da nossa lista de atividade da consciência negra para educação infantil? Então, continue acompanhando o Guia da Criança. Diariamente, compartilhamos diversas orientações sobre as datas comemorativas que acontecem ao longo do ano.

Leia também: Lembrancinhas de Natal baratas: top 6 para 2024

Avatar

Escrito por

Matheus Azevedo

Matheus Azevedo é jornalista e escreve para sites como Guia do Gestor e Garagem360. Busca informações de qualidade para que o leitor tenha acesso aos melhores conteúdos sobre o desenvolvimento infantil.

Moro em São Paulo há mais de três anos, apaixonado pelo estado e procuro pelas melhores atrações para você curtir com o seu filho.